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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Adriana Leite Limaverde-
dc.contributor.authorPinto, Débora Rocha Matos-
dc.date.accessioned2025-07-18T19:08:47Z-
dc.date.available2025-07-18T19:08:47Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPINTO, Débora Rocha Matos. As práticas de ensino da escrita de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto heterogêneo da sala de aula. 2025. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81638-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to investigate the writing instruction practices implemented by teachers in the early years of elementary education with in the heterogeneous classroom context of two public schools in Fortaleza, Brazil. The study focused on the teaching strategies, proposed activities, and assessment tools used by three third-grade teachers to address the diverse needs of their students. The theoretical framework drew on the contributions of Morais (2012), Zabala (2014), Franco (2016), and Leal and Pessoa (2023), emphasizing pedagogical practices, heterogeneity, and written language. An exploratory qualitative approach was adopted, with data collected through classroom observations, lesson plan analysis, and individual interviews with the participating teachers. The data were organized and analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA). Findings revealed significant variations in how teachers addressed classroom heterogeneity, both in the irinteractions with students and in their instructional discourse. The study also identified challenges in meeting the specific needs of students, particularly those with diagnosed conditions, and a lack of clear objectives in using assessment tools to support students9 writing development. The research high lights the need for on going professional development, whether in initial or continuing teacher training, focusing not only on theoretical knowledge but also on practical classroom strategies. The study underscores the importance of creating opportunities for dialogue and reflection on classroom challenges, promoting teaching practices that address the diverse individual and collective learning needs of all students, thereby fostering a more inclusive educational environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs práticas de ensino da escrita de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto heterogêneo da sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação buscou investigar as práticas de ensino da escrita 3 estratégias de ensino, atividades propostas e instrumentos avaliativos 3 propostas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto heterogêneo da sala de aula de duas escolas públicas de Fortaleza. O aporte teórico apoiou-se nas contribuições de Morais (2012), Zabala (2014), Franco (2016) e Leal e Pessoa (2023) no que se refere às práticas pedagógicas, à heterogeneidade e à língua escrita. A abordagem metodológica diz respeito a uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Contou-se com a participação de três professoras que lecionam em turmas de 3º ano, em duas escolas públicas da rede municipal de Fortaleza-CE. Os dados foram construídos por meio de observações em sala de aula, análise do planejamento das professoras e realização de uma entrevista com elas. Os resultados foram organizados e analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciaram oscilações nas práticas das professoras quanto ao atendimento à heterogeneidade de suas turmas, tanto no que realizam com as crianças quanto em seus discursos. Evidenciaram-se dificuldades de atendimento às demandas específicas das crianças e na inclusão daquelas que possuem algum diagnóstico. Os dados ainda revelam a ausência de um objetivo claro quanto ao uso dos instrumentos avaliativos que proporcionem a evolução da escrita das crianças. Conclui-se que há necessidade de uma formação, seja inicial ou continuada, que mobilize a aprendizagem não só dos aspectos teóricos, mas dos aspectos práticos do cotidiano escolar. Destacou-se a importância de se promover momentos de discussão e reflexão das dificuldades enfrentadas em sala de aula, com a finalidade de proporcionar a construção de uma prática que atenda às demandas individuais e coletivas das crianças, a fim de incluir todas no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.subject.ptbrPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.ptbrHeterogeneidadept_BR
dc.subject.ptbrEscritapt_BR
dc.subject.enpedagogical practicespt_BR
dc.subject.enheterogeneitypt_BR
dc.subject.enwritingpt_BR
local.author.orcid0009-0003-3019-554Xpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7173199994502844pt_BR
local.advisor.orcid0000-0001-6687-6636pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3072347002192936pt_BR
local.date.available2025-07-18-
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