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Tipo: Dissertação
Título: A mediação de professores sobre a escrita de estudantes com deficiência intelectual matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Costa, Flaviana Bernardo
Orientador: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Palavras-chave em português: Deficiência intelectual;Prática mediadora;Concepções dos professores;Apropriação da escrita
Palavras-chave em inglês: Intellectual disability;Mediating practice;Teacher's conceptions;Appropriation of writing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Citação: COSTA, Flaviana Bernardo. A mediação de professores sobre a escrita de estudantes com deficiência intelectual matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Esta pesquisa caracterizou a prática mediadora de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto à apropriação do sistema de escrita alfabético (SEA) por estudantes com deficiência intelectual (DI). Fundamentou-se na Teoria Histórico- Cultural (Vygotsky, 2007), especialmente, no conceito de mediação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, ocorreu em uma escola pública do município de Fortaleza-CE, com a participação de três professoras, dos 1º, 2º e 5° anos do ensino fundamental. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, sondagem das características da escrita de estudantes com DI, análise da escrita dos estudantes com DI por seus professores e observação em sala de aula. Organizaram-se os resultados em três eixos: Tipos de concepções das professoras que incidem na compreensão acerca da apropriação do SEA pelos estudantes com DI; Tipos de mediação desenvolvidos pelas professoras; e Práticas mediadoras. Identificaram-se também três tipos de concepções: inclusiva, excludente integrativa e excludente restritiva, analisaram-se cinco tipos de mediação e três práticas mediadoras: excludentes, inclusivas e instáveis. Verificou-se uma relação direta entre as concepções excludentes integrativas e restritivas e a prática pedagógica baseada no ensino homogêneo e/ou fundamentado na crença da incapacidade de aprendizagem do estudante com DI. As concepções inclusivas revelaram preocupação das professoras em atender às diferenças, e motivar os estudantes. Quanto às mediações, a P2 realizou um maior quantitativo de mediações qualitativas direcionadas ao ensino da escrita. A P3 apelava para a motivação, e a P1 mediava de forma coletiva, sem atenção ao estudante com DI. Observou-se um descompasso entre os discursos inclusivos e as práticas mediadoras instáveis. Concluiu-se que as práticas se caracterizaram, na sua maioria, pela ausência de um planejamento com atenção às diferenças, o que reforçava o ensino homogêneo e simultâneo. Almeja-se que este estudo promova uma reflexão sobre o ensino da escrita no contexto inclusivo da sala de aula. O que implica atender aos diferentes níveis de conhecimentos da escrita, a fim de promover mudanças na concepção de professores sobre a capacidade de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, bem como, a necessidade de rever as estratégias de ensino para atender a todo e qualquer estudante.
Abstract: This research characterized the mediating practice of teachers in the early years of Elementary School regarding the appropriation of the alphabetic writing system (AWS) by students with intellectual disabilities - DI. It was based on the historical-cultural theory (Vigotski, 2007), especially on the concept of mediation. The research, with a qualitative approach, took place in a public school in the municipality of Fortaleza-CE, with the participation of three teachers, from the 1st, 2nd and 5th years of Elementary School. Semi-structured interviews were conducted, a survey of the writing characteristics of students with ID, analysis of the writing of students with ID by their teachers, and classroom observation. The results were organized in three axes: Types of conceptions of teachers that focus on the understanding of the appropriation of AWS by students with ID; Types of mediation developed by teachers; and Mediating practices. Three types of conceptions were identified: inclusive, integrative exclusion and restrictive exclusion, five types of mediation and three mediating practices were analyzed: excluding, inclusive and unstable. There was a direct relationship between integrative and restrictive exclusionary conceptions and pedagogical practice based on homogeneous teaching and/or based on the belief of the student's inability to learn with ID. Inclusive conceptions revealed teachers' concern to address differences, and motivate students. As for mediations, T2 carried out a greater quantity of qualitative mediations directed to the teaching of writing. T3 appealed to motivation, and T1 mediated collectively, without attention to the student with ID. A mismatch was observed between inclusive discourses and unstable mediating practices. It was concluded that the practices were characterized, for the most part, by the absence of planning with attention to differences, which reinforced homogeneous and simultaneous teaching. It is hoped that this study promotes a reflection on the teaching of writing in the inclusive context of the classroom. This implies attending to the different levels of writing knowledge, in order to promote changes in the conception of teachers about the learning capacity of students with intellectual disabilities, as well as the need to review teaching strategies to serve each and all students.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81550
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2138114649054242
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3072347002192936
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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