Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81469| Tipo: | Dissertação |
| Título : | O ensino da transformação da energia numa abordagem interdisciplinar |
| Título en inglés: | Teaching energy transformation in an interdisciplinary approach |
| Autor : | Rolim, Gotardo Cândido |
| Tutor: | Freire, Paulo de Tarso Cavalcante |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Ensino de ciências;Ciências (Ensino fundamental) - Experiências;Experimentação de baixo custo;Ensino – Metodologia |
| Palabras clave en inglés: | Science teaching;Science (Elementary school) - Experiments;Low-cost experimentation;Teaching - Methodology |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | ROLIM, Gotardo Cândido. O ensino da transformação da energia numa abordagem interdisciplinar. 2025. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Uma das maiores dificuldades que os professores da área de Ciências da Natureza encontram é relacionar assuntos ministrados nas suas disciplinas com fenômenos e fatos do dia a dia dos discentes. Estas e outras circunstâncias acabam por dificultar parcialmente a assimilação dos conteúdos por parte dos seus alunos. O presente trabalho tem como principal objetivo a utilização de um experimento de baixo custo como exemplo prático e multidisciplinar para superar essa dificuldade de aprendizado. Nesse experimento são utilizadas batatas, pedaços de fios, clips de papel, jacarés e lâmpadas de led de 3 volts. No experimento é gerada uma corrente elétrica em meio ácido (a batata) decorrente da diferença de potencial entre dois materiais de eletronegatividades diferentes (o clip e o fio de cobre). O trabalho foi realizado em duas turmas do ensino fundamental da rede municipal de Fortaleza e em duas turmas do ensino médio da rede de ensino estadual do Ceará, na cidade de Fortaleza. Nessas turmas, após a realização do experimento, foi solicitado um relatório aos discentes e aplicado um questionário, objetivando identificar os pontos positivos e as principais dificuldades. Após a aplicação desse questionário, aulas de discussão das principais dificuldades foram ministradas, onde também foram recebidas sugestões dos discentes que, eventualmente, contribuam para um melhoramento da metodologia. Finalmente, discute-se nessa dissertação o papel da experimentação, as eventuais conexões com os conceitos de trabalho e energia a transformação de energia de uma forma geral. |
| Abstract: | One of the greatest difficulties that teachers in the field of natural sciences encounter is relating subjects taught in their disciplines to phenomena and concrete facts in their students' daily lives. These and other circumstances end up making it partially difficult for their students to assimilate the content. The main aim of this work is to use a low-cost experiment as a practical and multidisciplinary example to overcome this learning difficulty. This experiment will use potatoes, pieces of string, paper clips, alligators and 3-volt LED bulbs. An electric current will be generated in an acidic environment (the potato) as a result of the potential difference between two materials of different electronegativities (the paper clip and the copper wire). The work will be carried out in two elementary school classes in the municipal school system of Fortaleza and two secondary school classes in the state school system of Ceará, in the city of Fortaleza. In these classes, after carrying out the experiment, the students will be asked to report back and a questionnaire will be applied to identify the positive points and the main difficulties. After this questionnaire has been applied, classes will be held to discuss the main difficulties, where suggestions will also be received from the students that may help to improve the methodology. This dissertation ultimately discusses the role of experimentation, its potential connections with the concepts of work and energy, and the transformation of energy in a broader sense. |
| Descripción en portugués brasileño : | Acompanha produto educacional: "Manual de experimentos de baixo custo (bateria de batatas)". |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81469 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/2853257647952560 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-2321-3709 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/5396850632263675 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_gcrolim.pdf | Dissertação | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| 2025_pe_gcrolim.pdf | Produto educacional | 7,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.