Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81407| Tipo: | TCC |
| Título : | Design para restauração da memória: artefato interativo no campus do Pici |
| Autor : | Borges, Rayana Lara de Oliveira |
| Tutor: | Ricca, Diego Enéas Peres |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Design emocional;Memória;Campus do Pici;Design interativo;Experiência do usuário |
| Palabras clave en inglés: | Emotional Design;Memory;Campus do Pici;Interactive Design;User Experience |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | BORGES, Rayana Lara de Oliveira. Design para restauração da memória: artefato interativo no campus do Pici. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho investiga o papel do design na restauração da memória do campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, por meio do desenvolvimento de um artefato interativo. O projeto foi conduzido a partir da interseção entre design emocional, interatividade e memória coletiva, resultando na concepção do Janela para o passado, um artefato interativo que explora os três níveis do design emocional 3 visceral, comportamental e reflexivo 3 para estimular a reflexão dos usuários sobre a história do campus, incentivando o engajamento na valorização da memória. Utilizando a metodologia de Research Through Design (RTD), o processo de pesquisa e desenvolvimento caminhou de forma integrada, permitindo que as decisões projetuais fossem ajustadas conforme a pesquisa avançava. O projeto busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre o uso do design como ferramenta de resgate da memória, oferecendo diretrizes para a criação de experiências mais intuitivas e envolventes. Além disso, abre espaço para futuras aplicações e aprimoramentos, como a incorporação de tecnologias digitais e a replicação do modelo para outros espaços. |
| Abstract: | This paper investigates the role of design in restoring the memory of the Pici campus of the Federal University of Ceará through the development of an interactive artifact. The project was conducted based on the intersection between emotional design, interactivity and collective memory, resulting in the conception of the Window to the Past, an interactive artifact that explores the three levels of emotional design 3 visceral, behavioral and reflective 3 to stimulate users’ reflection on the history of the campus, encouraging engagement in the appreciation of memory. Using the Research Through Design (RTD) methodology, the research and development process was integrated, allowing design decisions to be adjusted as the research progressed. The project seeks to contribute to the advancement of knowledge about the use of design as a tool for recovering memory, offering guidelines for the creation of more intuitive and engaging experiences. In addition, it opens space for future applications and improvements, such as the incorporation of digital technologies and the replication of the model to other spaces. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81407 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-5356-8041 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8251503092812059 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | DESIGN - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_rloborges.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.