Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81407
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRicca, Diego Enéas Peres-
dc.contributor.authorBorges, Rayana Lara de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-26T18:41:01Z-
dc.date.available2025-06-26T18:41:01Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBORGES, Rayana Lara de Oliveira. Design para restauração da memória: artefato interativo no campus do Pici. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81407-
dc.description.abstractThis paper investigates the role of design in restoring the memory of the Pici campus of the Federal University of Ceará through the development of an interactive artifact. The project was conducted based on the intersection between emotional design, interactivity and collective memory, resulting in the conception of the Window to the Past, an interactive artifact that explores the three levels of emotional design 3 visceral, behavioral and reflective 3 to stimulate users’ reflection on the history of the campus, encouraging engagement in the appreciation of memory. Using the Research Through Design (RTD) methodology, the research and development process was integrated, allowing design decisions to be adjusted as the research progressed. The project seeks to contribute to the advancement of knowledge about the use of design as a tool for recovering memory, offering guidelines for the creation of more intuitive and engaging experiences. In addition, it opens space for future applications and improvements, such as the incorporation of digital technologies and the replication of the model to other spaces.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesign para restauração da memória: artefato interativo no campus do Picipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho investiga o papel do design na restauração da memória do campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, por meio do desenvolvimento de um artefato interativo. O projeto foi conduzido a partir da interseção entre design emocional, interatividade e memória coletiva, resultando na concepção do Janela para o passado, um artefato interativo que explora os três níveis do design emocional 3 visceral, comportamental e reflexivo 3 para estimular a reflexão dos usuários sobre a história do campus, incentivando o engajamento na valorização da memória. Utilizando a metodologia de Research Through Design (RTD), o processo de pesquisa e desenvolvimento caminhou de forma integrada, permitindo que as decisões projetuais fossem ajustadas conforme a pesquisa avançava. O projeto busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre o uso do design como ferramenta de resgate da memória, oferecendo diretrizes para a criação de experiências mais intuitivas e envolventes. Além disso, abre espaço para futuras aplicações e aprimoramentos, como a incorporação de tecnologias digitais e a replicação do modelo para outros espaços.pt_BR
dc.subject.ptbrDesign emocionalpt_BR
dc.subject.ptbrMemóriapt_BR
dc.subject.ptbrCampus do Picipt_BR
dc.subject.ptbrDesign interativopt_BR
dc.subject.ptbrExperiência do usuáriopt_BR
dc.subject.enEmotional Designpt_BR
dc.subject.enMemorypt_BR
dc.subject.enCampus do Picipt_BR
dc.subject.enInteractive Designpt_BR
dc.subject.enUser Experiencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5356-8041pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8251503092812059pt_BR
local.date.available2025-
Aparece en las colecciones: DESIGN - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tcc_rloborges.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.