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Tipo: TCC
Título: O esperançar freireano em espaços não-escolares: uma análise a partir da práxis do Instituto Serviluz
Autor(es): Melo, Fernanda Cristina Silva de
Orientador: Figueiredo, João Batista de Albuquerque
Coorientador: Barra, Tiago Bruno Areal
Palavras-chave em português: Esperançar;Instituto Serviluz;Paulo Freire;Práxis Pedagógica
Palavras-chave em inglês: Hope;Pedagogical Praxis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2024
Citação: MELO, Fernanda Cristina Silva de. O esperançar freireano em espaços não-escolares: uma análise a partir da práxis do Instituto Serviluz. 2024. 83 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o esperançar em espaços não-escolares a partir da práxis pedagógica freireana desenvolvida no Instituto Serviluz. O lócus da investigação se dá no território do Serviluz, bairro localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. A partir desse objetivo geral, surgem os específicos que se elencam por: a) Conceituar o que são espaços não-escolares; b) Refletir sobre a pedagogia freireana, a partir de sua práxis pedagógica e c) Investigar como se dão os sentidos sociais e pedagógicos do esperançar nas atividades do Instituto Serviluz. Os protagonistas da pesquisa são os(as) educadores(as) sociais pertencentes ao Instituto Serviluz. Como aspecto metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como base a análise documental e a entrevista narrativa. As entrevistas foram realizadas de forma virtual, tendo ainda como ferramentas metodológicas a observação participante e o diário de itinerância. Com isso, conclui-se que, a partir da narrativa dos educadores, têm-se que o conceito do esperançar acaba por estar presente na práxis pedagógica do Instituto Serviluz. O movimento de esperançar em Paulo Freire, foi reconhecido por seus educadores como uma categoria viva, que ajuda a orientar suas atividades sociais e pedagógicas
Abstract: The general objective of this research is to analyze hope in non-school spaces based on Freirean pedagogical praxis developed at the Serviluz Institute. The locus of the investigation is in the territory of Serviluz, a neighborhood located in the city of Fortaleza, Ceará. From this general objective, specific objectives emerge, which are listed as: a) Conceptualizing what non-school spaces are; b) Reflecting on Freirean pedagogy, based on its pedagogical praxis; and c) Investigating how the social and pedagogical meanings of hope are given in the activities of the Serviluz Institute. The protagonists of the research are the social educators belonging to the Serviluz Institute. As a methodological aspect, this is qualitative research, which was based on documentary analysis and narrative interviews. The interviews were conducted virtually, using participant observation and the itinerary diary as methodological tools. Thus, it is concluded that, based on the educators' narrative, the concept of hope ends up being present in the pedagogical praxis of the Serviluz Institute. The movement of hope in Paulo Freire was recognized by his educators as a living category, which helps to guide their social and pedagogical activities.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81228
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4231961074778911
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0002-4191-6352
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/9429576060471783
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - NOTURNO - TCC

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