Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81228
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFigueiredo, João Batista de Albuquerque-
dc.contributor.authorMelo, Fernanda Cristina Silva de-
dc.date.accessioned2025-06-10T14:42:42Z-
dc.date.available2025-06-10T14:42:42Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMELO, Fernanda Cristina Silva de. O esperançar freireano em espaços não-escolares: uma análise a partir da práxis do Instituto Serviluz. 2024. 83 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81228-
dc.description.abstractThe general objective of this research is to analyze hope in non-school spaces based on Freirean pedagogical praxis developed at the Serviluz Institute. The locus of the investigation is in the territory of Serviluz, a neighborhood located in the city of Fortaleza, Ceará. From this general objective, specific objectives emerge, which are listed as: a) Conceptualizing what non-school spaces are; b) Reflecting on Freirean pedagogy, based on its pedagogical praxis; and c) Investigating how the social and pedagogical meanings of hope are given in the activities of the Serviluz Institute. The protagonists of the research are the social educators belonging to the Serviluz Institute. As a methodological aspect, this is qualitative research, which was based on documentary analysis and narrative interviews. The interviews were conducted virtually, using participant observation and the itinerary diary as methodological tools. Thus, it is concluded that, based on the educators' narrative, the concept of hope ends up being present in the pedagogical praxis of the Serviluz Institute. The movement of hope in Paulo Freire was recognized by his educators as a living category, which helps to guide their social and pedagogical activities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO esperançar freireano em espaços não-escolares: uma análise a partir da práxis do Instituto Serviluzpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorBarra, Tiago Bruno Areal-
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o esperançar em espaços não-escolares a partir da práxis pedagógica freireana desenvolvida no Instituto Serviluz. O lócus da investigação se dá no território do Serviluz, bairro localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. A partir desse objetivo geral, surgem os específicos que se elencam por: a) Conceituar o que são espaços não-escolares; b) Refletir sobre a pedagogia freireana, a partir de sua práxis pedagógica e c) Investigar como se dão os sentidos sociais e pedagógicos do esperançar nas atividades do Instituto Serviluz. Os protagonistas da pesquisa são os(as) educadores(as) sociais pertencentes ao Instituto Serviluz. Como aspecto metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como base a análise documental e a entrevista narrativa. As entrevistas foram realizadas de forma virtual, tendo ainda como ferramentas metodológicas a observação participante e o diário de itinerância. Com isso, conclui-se que, a partir da narrativa dos educadores, têm-se que o conceito do esperançar acaba por estar presente na práxis pedagógica do Instituto Serviluz. O movimento de esperançar em Paulo Freire, foi reconhecido por seus educadores como uma categoria viva, que ajuda a orientar suas atividades sociais e pedagógicaspt_BR
dc.subject.ptbrEsperançarpt_BR
dc.subject.ptbrInstituto Serviluzpt_BR
dc.subject.ptbrPaulo Freirept_BR
dc.subject.ptbrPráxis Pedagógicapt_BR
dc.subject.enHopept_BR
dc.subject.enPedagogical Praxispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4231961074778911pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5738654153004098pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4191-6352pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9429576060471783pt_BR
local.date.available2025-06-10-
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - NOTURNO - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tcc_fcsmelo.pdf33,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.