Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81225
Type: Dissertação
Title: Gamificação como estratégia pedagógica no ensino de educação física: análise de um processo formativo crítico-reflexivo dos estudantes
Authors: Araújo, Caio Cesar da Silva
Advisor: Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira
Keywords in Brazilian Portuguese : Gamificação;Educação física escolar;Formação de professores
Keywords in English : Gamification;School physical education;Teacher training
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2025
Citation: ARAÚJO, Caio Cesar da Silva. Gamificação como estratégia pedagógica no ensino de educação física: análise de um processo formativo crítico-reflexivo dos estudantes. 2025. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa trata do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, com o objetivo de analisar o uso da gamificação como estratégia pedagógica em uma formação para estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, de uma universidade pública na cidade de Fortaleza, que são vinculados a um programa de formação inicial de professores. Essa proposta foi estruturada em cinco encontros presenciais para que os estudantes pudessem vivenciar, aplicar e refletir sobre a possibilidade dessa estratégia nas aulas de Educação Física. Trabalhamos com uma abordagem qualitativa, orientada pela pesquisa colaborativa, somado à observação e instrumentos investigativos como: um questionário para levantamento de perfil dos participantes, um diário de campo para registros das experiências vivenciadas e um smartphone para videogravação das informações obtidas. Os resultados mostraram que a formação em gamificação ajudou os estudantes a compreender essa estratégia como um recurso adicional para as aulas de Educação Física, possibilitando uma nova alternativa pedagógica. Observamos também que os estudantes tiveram a percepção de que a gamificação pode potencializar a motivação e o engajamento dos envolvidos, mas que é necessário realizar ajustes para uma melhor eficiência da prática gamificada, a fim de que se possa alcançar uma aprendizagem significativa e motivadora, colaborando para a expansão da formação inicial e continuada.
Abstract: The theme of this research addresses Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in Education, with the objective of analyzing the use of gamification as a pedagogical strategy in training students pursuing a Bachelor's Degree in Physical Education at a public university in Fortaleza. This proposal, aimed at students enrolled in an initial teacher training program, was structured around five face-to-face meetings. This allowed students to experience, apply, and reflect on the practical application of this strategy in Physical Education classes. We adopted a qualitative approach, guided by collaborative research methods, utilizing observation and tools such as: a questionnaire to investigate participant profiles; a field diary to record lived experiences; and a smartphone to record the collected information on video. The results indicated that gamification training helped students understand this strategy as an additional resource for Physical Education classes, providing a new pedagogical alternative. Also we observed that students perceived gamification as a means to enhance motivation and engagement and recognized the need for further modifications to achieve more effective gamified practices. Thus, with this approach, it will be possible to facilitate significant and motivating learning experiences, contributing to the expansion of initial and continuing education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81225
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5795205532496352
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7443323966791424
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_dis_ccsaraujo.pdf10,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.