Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81225| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Gamificação como estratégia pedagógica no ensino de educação física: análise de um processo formativo crítico-reflexivo dos estudantes |
| Autor(es): | Araújo, Caio Cesar da Silva |
| Orientador: | Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira |
| Palavras-chave em português: | Gamificação;Educação física escolar;Formação de professores |
| Palavras-chave em inglês: | Gamification;School physical education;Teacher training |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | ARAÚJO, Caio Cesar da Silva. Gamificação como estratégia pedagógica no ensino de educação física: análise de um processo formativo crítico-reflexivo dos estudantes. 2025. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Esta pesquisa trata do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, com o objetivo de analisar o uso da gamificação como estratégia pedagógica em uma formação para estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, de uma universidade pública na cidade de Fortaleza, que são vinculados a um programa de formação inicial de professores. Essa proposta foi estruturada em cinco encontros presenciais para que os estudantes pudessem vivenciar, aplicar e refletir sobre a possibilidade dessa estratégia nas aulas de Educação Física. Trabalhamos com uma abordagem qualitativa, orientada pela pesquisa colaborativa, somado à observação e instrumentos investigativos como: um questionário para levantamento de perfil dos participantes, um diário de campo para registros das experiências vivenciadas e um smartphone para videogravação das informações obtidas. Os resultados mostraram que a formação em gamificação ajudou os estudantes a compreender essa estratégia como um recurso adicional para as aulas de Educação Física, possibilitando uma nova alternativa pedagógica. Observamos também que os estudantes tiveram a percepção de que a gamificação pode potencializar a motivação e o engajamento dos envolvidos, mas que é necessário realizar ajustes para uma melhor eficiência da prática gamificada, a fim de que se possa alcançar uma aprendizagem significativa e motivadora, colaborando para a expansão da formação inicial e continuada. |
| Abstract: | The theme of this research addresses Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in Education, with the objective of analyzing the use of gamification as a pedagogical strategy in training students pursuing a Bachelor's Degree in Physical Education at a public university in Fortaleza. This proposal, aimed at students enrolled in an initial teacher training program, was structured around five face-to-face meetings. This allowed students to experience, apply, and reflect on the practical application of this strategy in Physical Education classes. We adopted a qualitative approach, guided by collaborative research methods, utilizing observation and tools such as: a questionnaire to investigate participant profiles; a field diary to record lived experiences; and a smartphone to record the collected information on video. The results indicated that gamification training helped students understand this strategy as an additional resource for Physical Education classes, providing a new pedagogical alternative. Also we observed that students perceived gamification as a means to enhance motivation and engagement and recognized the need for further modifications to achieve more effective gamified practices. Thus, with this approach, it will be possible to facilitate significant and motivating learning experiences, contributing to the expansion of initial and continuing education. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81225 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5795205532496352 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/7443323966791424 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_ccsaraujo.pdf | 10,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.