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Tipo: Dissertação
Título: Literatura, consumo e ideologia: a construção de perfis da infância em três momentos do mercado editorial infantil brasileiro
Título em inglês: Literature, Ideology and consumption: constructing profiles of children at three times the infant Brazilian publishing market
Autor(es): Saraiva, Fúlvio de Oliveira
Orientador: Coutinho, Fernanda Maria Abreu
Palavras-chave: Livros para crianças - Brasil - Comercialização;Editores e edição - Brasil;Literatura infantojuvenil brasileira;Ideologia
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: SARAIVA, Fúlvio de Oliveira. Literatura, consumo e ideologia: a construção de perfis da infância em três momentos do mercado editorial infantil brasileiro. 2012. 197f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: Esta pesquisa procura enfocar as relações entre infância, literatura e mercado editorial, apontando a tensão existente no poder que cerca essas questões. Para isso, fundamenta-se em torno de uma periodização do setor editorial infantil brasileiro que consiste em três momentos, a saber, o de formação, o de desenvolvimento (e transição) e o de consolidação. Tem-se, ainda, Monteiro Lobato como peça fundamental de articulação entre uma produção de livros circunstancial e uma sistematizada por um mercado. Para os dois primeiros momentos, aos quais nos atemos, destacam-se autores representativos das características por nós percebidas como sendo as principais dos respectivos recortes históricos do setor: Clarice Lispector para o primeiro período e Ziraldo para o seguinte. Criamos, então, análises das obras relacionadas aos traços de cada contexto histórico e elaboramos um panorama sobre a editoração de livros infantis no Brasil. Através destes procedimentos, constatamos a interferência da cultura de consumo como orientadora de padrões de comportamento de leitura e examinamos a sua influência. Com isso pretendemos colaborar com um entendimento do que vem a ser a criança e a infância na literatura infantil brasileira, pois acreditamos que o que tem ocorrido com a questão do consumo orientado pela publicidade livresca é prejudicial para o infante e merece ser observado com atenção.
Abstract: This research looks for to focus the relationship between infancy, literature and editorial market, pointing the existing tension in the power that surrounds these questions. For this, this work analyzes the market bases around a history of the publishing sector that consists at three moments, of formation, of development (and transistion) and of consolidation. Monteiro Lobato come as basic part of joint between a circumstantial book production and one systemized by the market. For the two first moments, representative authors of the characteristics for perceived by us are distinguished as being the main ones of respective historical clippings of the sector: Clarice Lispector for the first period and Ziraldo for the following one. We create, then, analyses of the workmanships related to the traces of each historical context and elaborate a full view on the publications of infantile books in Brazil. Through these procedures, we evidence the interference of the culture of consumption as orienting of reading behavior and examine its influence. At least, we intend to collaborate with an agreement of what it comes to be the child and infancy in Brazilian infantile literature, therefore we believe that what has occurred with the question of the consumption guided for the book’s advertising is harmful for the infant and must be observed with attention.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8111
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