Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80765| Tipo: | TCC |
| Título : | A atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma sala de recurso multifuncional em um centro educacional do estado do Ceará |
| Título en inglés: | The performance of The Specialized Educational Service (AEE) teacher in a multifunctional resource room in an educational center in the state of Ceará |
| Autor : | Paula, Bárbara Guerreiro Evangelista de |
| Tutor: | Gomes, Adriana Leite Limaverde |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Atendimento Educacional Especializado;Atuação do professor;Sala de Recursos Multifuncionais;Educação Especial |
| Palabras clave en inglés: | Specialized Educational Assistance;Teacher’s Role;Multifunctional Resource Room;Special Education |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | PAULA, Bárbara Guerreiro Evangelista de. A atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma sala de recurso multifuncional em um centro educacional do estado do Ceará. 2025. 61 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Neste trabalho objetivou-se analisar a atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) junto a estudantes público alvo da educação especial matriculados em uma sala de recursos multifuncionais de um Centro Educacional do Estado do Ceará. Bem como, investigar a mediação de um professor na sala do AEE junto a estudantes público alvo da educação especial e identificar os recursos utilizados por um professor do AEE no processo de mediação de estudantes público alvo da educação especial. Fundamentou-se nos documentos legais que orientam a educação especial na perspectiva da educação inclusiva (LDB, 1996; Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, 2008; Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) nº 13.146/2015) e em estudos sobre a inclusão escolar (Mantoan, 2003; Pletsch ,2020), os princípios do atendimento educacional especializado, e conceito de mediação baseado no sócio-interacionismo (Vygotsky, 1991). A metodologia de natureza qualitativa, contou com a participação de uma professora do AEE de um Centro de Educação do Estado do Ceará. Para a geração dos dados aplicou-se uma entrevista e realizou-se observações na sala de AEE. Os dados indicaram que a atuação do professor de AEE é crucial para o desenvolvimento de alunos da educação especial, com a escolha de recursos pedagógicos guiada pela intencionalidade pedagógica e a mediação sendo o diferencial chave no processo de aprendizagem. Deve abranger planejamento intencional, mediação individualizada, foco no desenvolvimento integral, colaboração multidisciplinar e parceria familiar para promover o aprendizado e a autonomia dos alunos. Conclui-se que o profissional precisa de uma formação sólida, além de realizar estudos de caso aprofundados, trabalhar em colaboração com outros profissionais e com a família, e utilizar recursos e estratégias pedagógicas diferenciadas para atender às necessidades individuais dos alunos |
| Abstract: | This paper analyzes the work of the Specialized Educational Assistance (AEE) teacher with students who are the target audience of special education and who have classes in a multifunctional resource room at an educational center in the state of Ceará. It also aims to investigate the teacher's mediation in the AEE classroom with these students and to identify the resources used by the AEE teacher in this mediation process. The study is based on legal documents that guide special education from the perspective of inclusive education (LDB, 1996; National Policy for Special Education from the Perspective of Inclusive Education, 2008; Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities (LBI) nº 13.146/2015) and on studies about school inclusion (Mantoan, 2003; Pletsch, 2020), the principles of specialized educational support, and the concept of mediation based on socio-interactionism (Vygotsky, 1991). The qualitative methodology involved an AEE teacher from an educational center in the state of Ceará. Data generation included an interview and observations in the AEE classroom. The data indicated that the role of the AEE teacher is crucial to the development of special education students, with the choice of pedagogical resources guided by pedagogical intentionality, and mediation being the key differentiator in the learning process. It must encompass intentional planning, individualized mediation, a focus on full development, multidisciplinary collaboration, and family partnership to promote students’ learning and autonomy. It concludes that the professional needs solid training, as well as conducting in-depth case studies, to work in collaboration with other professionals and families, and utilize specific pedagogical resources and strategies to meet the students’ individual needs. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80765 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0800460944496178 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3072347002192936 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - DIURNO - TCC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_bgepaula.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.