Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Adriana Leite Limaverde-
dc.contributor.authorPaula, Bárbara Guerreiro Evangelista de-
dc.date.accessioned2025-05-07T16:24:37Z-
dc.date.available2025-05-07T16:24:37Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPAULA, Bárbara Guerreiro Evangelista de. A atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma sala de recurso multifuncional em um centro educacional do estado do Ceará. 2025. 61 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80765-
dc.description.abstractThis paper analyzes the work of the Specialized Educational Assistance (AEE) teacher with students who are the target audience of special education and who have classes in a multifunctional resource room at an educational center in the state of Ceará. It also aims to investigate the teacher's mediation in the AEE classroom with these students and to identify the resources used by the AEE teacher in this mediation process. The study is based on legal documents that guide special education from the perspective of inclusive education (LDB, 1996; National Policy for Special Education from the Perspective of Inclusive Education, 2008; Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities (LBI) nº 13.146/2015) and on studies about school inclusion (Mantoan, 2003; Pletsch, 2020), the principles of specialized educational support, and the concept of mediation based on socio-interactionism (Vygotsky, 1991). The qualitative methodology involved an AEE teacher from an educational center in the state of Ceará. Data generation included an interview and observations in the AEE classroom. The data indicated that the role of the AEE teacher is crucial to the development of special education students, with the choice of pedagogical resources guided by pedagogical intentionality, and mediation being the key differentiator in the learning process. It must encompass intentional planning, individualized mediation, a focus on full development, multidisciplinary collaboration, and family partnership to promote students’ learning and autonomy. It concludes that the professional needs solid training, as well as conducting in-depth case studies, to work in collaboration with other professionals and families, and utilize specific pedagogical resources and strategies to meet the students’ individual needs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma sala de recurso multifuncional em um centro educacional do estado do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho objetivou-se analisar a atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) junto a estudantes público alvo da educação especial matriculados em uma sala de recursos multifuncionais de um Centro Educacional do Estado do Ceará. Bem como, investigar a mediação de um professor na sala do AEE junto a estudantes público alvo da educação especial e identificar os recursos utilizados por um professor do AEE no processo de mediação de estudantes público alvo da educação especial. Fundamentou-se nos documentos legais que orientam a educação especial na perspectiva da educação inclusiva (LDB, 1996; Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, 2008; Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) nº 13.146/2015) e em estudos sobre a inclusão escolar (Mantoan, 2003; Pletsch ,2020), os princípios do atendimento educacional especializado, e conceito de mediação baseado no sócio-interacionismo (Vygotsky, 1991). A metodologia de natureza qualitativa, contou com a participação de uma professora do AEE de um Centro de Educação do Estado do Ceará. Para a geração dos dados aplicou-se uma entrevista e realizou-se observações na sala de AEE. Os dados indicaram que a atuação do professor de AEE é crucial para o desenvolvimento de alunos da educação especial, com a escolha de recursos pedagógicos guiada pela intencionalidade pedagógica e a mediação sendo o diferencial chave no processo de aprendizagem. Deve abranger planejamento intencional, mediação individualizada, foco no desenvolvimento integral, colaboração multidisciplinar e parceria familiar para promover o aprendizado e a autonomia dos alunos. Conclui-se que o profissional precisa de uma formação sólida, além de realizar estudos de caso aprofundados, trabalhar em colaboração com outros profissionais e com a família, e utilizar recursos e estratégias pedagógicas diferenciadas para atender às necessidades individuais dos alunospt_BR
dc.title.enThe performance of The Specialized Educational Service (AEE) teacher in a multifunctional resource room in an educational center in the state of Cearápt_BR
dc.subject.ptbrAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subject.ptbrAtuação do professorpt_BR
dc.subject.ptbrSala de Recursos Multifuncionaispt_BR
dc.subject.ptbrEducação Especialpt_BR
dc.subject.enSpecialized Educational Assistancept_BR
dc.subject.enTeacher’s Rolept_BR
dc.subject.enMultifunctional Resource Roompt_BR
dc.subject.enSpecial Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0800460944496178pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3072347002192936pt_BR
local.date.available2025-05-07-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_bgepaula.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.