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Type: TCC
Title: Avaliação da experiência do jogador no jogo Codenames: comparação entre as versões analógica, híbrida e digital
Authors: Silva, Weslley Itallo Vieira da
Advisor: Jucá, Paulyne Matthews
Co-advisor: Souza Filho, José Cezar Junior de
Keywords in Brazilian Portuguese : experiência do jogador;playtest;jogos híbridos
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Issue Date: 2025
Citation: SILVA, Weslley Itallo Vieira da. Avaliação da experiência do jogador no jogo Codenames: comparação entre as versões analógica, híbrida e digital. 2025. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)- Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo avaliar a experiência do jogador no jogo Codenames em suas versões analógica, híbrida e digital. Para isso, foi realizado um playtest com participantes que experimentaram todas as versões do jogo, seguido de entrevistas em grupo para aprofundar a análise das percepções dos jogadores. A metodologia adotada baseou-se no modelo HybridGamePX, que estruturou a avaliação a partir de diferentes perspectivas, como governança, controle do tempo, aleatoriedade e interação jogador-jogo. Os resultados indicaram que a versão analógica promove maior engajamento social e interatividade presencial, enquanto a versão híbrida oferece um equilíbrio entre o controle digital e a experiência tátil do jogo de tabuleiro. Já a versão digital destacou-se pela praticidade, mas foi percebida como menos imersiva em termos de interação social. A triangulação dos dados coletados permitiu validar os achados e identificar padrões na experiência dos jogadores. O estudo contribui para a compreensão das potencialidades e desafios dos jogos híbridos, auxiliando no desenvolvimento de futuras pesquisas e no aprimoramento da jogabilidade em diferentes formatos.
Abstract: This study aims to evaluate player experience in the game Codenames across its analog, hybrid, and digital versions. To achieve this, a playtest was conducted with participants who played all versions, followed by group interviews to further analyze player perceptions. The adopted methodology was based on the HybridGamePX model, which structured the evaluation using different perspectives, such as governance, time control, randomness, and player-game interaction. The results indicated that the analog version promotes greater social engagement and face-to-face interaction, while the hybrid version offers a balance between digital control and the tactile experience of board gaming. The digital version, though more practical, was perceived as less immersive in terms of social interaction. Data triangulation validated the findings and identified patterns in player experience. The study contributes to understanding the potential and challenges of hybrid games, supporting future research and improving gameplay across different formats.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80693
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2812695592756155
Co-advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1084-478X
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8371277471154278
Access Rights: Acesso Aberto
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