Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJucá, Paulyne Matthews-
dc.contributor.authorSilva, Weslley Itallo Vieira da-
dc.date.accessioned2025-04-29T18:17:36Z-
dc.date.available2025-04-29T18:17:36Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Weslley Itallo Vieira da. Avaliação da experiência do jogador no jogo Codenames: comparação entre as versões analógica, híbrida e digital. 2025. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)- Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80693-
dc.description.abstractThis study aims to evaluate player experience in the game Codenames across its analog, hybrid, and digital versions. To achieve this, a playtest was conducted with participants who played all versions, followed by group interviews to further analyze player perceptions. The adopted methodology was based on the HybridGamePX model, which structured the evaluation using different perspectives, such as governance, time control, randomness, and player-game interaction. The results indicated that the analog version promotes greater social engagement and face-to-face interaction, while the hybrid version offers a balance between digital control and the tactile experience of board gaming. The digital version, though more practical, was perceived as less immersive in terms of social interaction. Data triangulation validated the findings and identified patterns in player experience. The study contributes to understanding the potential and challenges of hybrid games, supporting future research and improving gameplay across different formats.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da experiência do jogador no jogo Codenames: comparação entre as versões analógica, híbrida e digitalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorSouza Filho, José Cezar Junior de-
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo avaliar a experiência do jogador no jogo Codenames em suas versões analógica, híbrida e digital. Para isso, foi realizado um playtest com participantes que experimentaram todas as versões do jogo, seguido de entrevistas em grupo para aprofundar a análise das percepções dos jogadores. A metodologia adotada baseou-se no modelo HybridGamePX, que estruturou a avaliação a partir de diferentes perspectivas, como governança, controle do tempo, aleatoriedade e interação jogador-jogo. Os resultados indicaram que a versão analógica promove maior engajamento social e interatividade presencial, enquanto a versão híbrida oferece um equilíbrio entre o controle digital e a experiência tátil do jogo de tabuleiro. Já a versão digital destacou-se pela praticidade, mas foi percebida como menos imersiva em termos de interação social. A triangulação dos dados coletados permitiu validar os achados e identificar padrões na experiência dos jogadores. O estudo contribui para a compreensão das potencialidades e desafios dos jogos híbridos, auxiliando no desenvolvimento de futuras pesquisas e no aprimoramento da jogabilidade em diferentes formatos.pt_BR
dc.subject.ptbrexperiência do jogadorpt_BR
dc.subject.ptbrplaytestpt_BR
dc.subject.ptbrjogos híbridospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2812695592756155pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1084-478Xpt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8371277471154278pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_wivsilva.pdf18,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.