Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80528
Tipo: TCC
Título : As contribuições de mulheres negras na prática pedagógica antirracista de professoras e professores: um ensaio pretagógico no Curso de Pedagogia da UFC
Título en inglés: Contributions of black women in the anti-racist pedagogical practice of teachers: a pretagogical essay in the UFC Pedagogy Course
Autor : Nascimento, Francisca Iandra
Tutor: Petit, Sandra Haydée
Palabras clave en portugués brasileño: Pretagogia;Educação afrorreferenciada;Mulheres negras
Palabras clave en inglés: Pretagogy;Afroreferenced education;Black women
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : NASCIMENTO, Francisca Iandra. As contribuições de mulheres negras na prática pedagógica antirracista de professoras e professores: um ensaio pretagógico no Curso de Pedagogia da UFC. 2023. 46 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A pesquisa aqui apresentada pretende mostrar caminhos concretos para a implementação do Parecer CNE/CP/003/2004 que regulamenta a Lei 10.639/03. Partindo da questão norteadora: Como as mulheres negras podem contribuir para a formação docente antirracista? O objetivo da pesquisa é intensificar o papel das mulheres negras na prática docente antirracista. As referências partem das mulheres negras que discorrem sobre o feminismo negro, a educação antirracista e a formação de professores. A Pretagogia me serviu de embasamento teórico-metodológico, construindo diálogos entre a prática docente e o resgate de memória dos envolvidos. Nos relatos de vida colhidos nos momentos pretagógicos, busquei identificar a relação dos participantes com as mulheres negras próximas, suas familiares, e as mulheres que são conhecidas histórica ou culturalmente. A análise de dados baseou-se na descrição dos relatos. Assim, foi possível perceber os caminhos percorridos e as possibilidades de uma educação afrorreferenciada levando em conta a relação das professoras e professores com as mulheres negras.
Abstract: The research presented here aims to show concrete ways of implementing CNE/CP/003/2004, which regulates Law 10.639/03. Starting with the guiding question: How can black women contribute to anti-racist teacher training? The aim of the research is to intensify the role of black women in anti-racist teaching practice. The references come from black women who discuss black feminism, anti-racist education and teacher training. Pretagogy served as a theoretical-methodological foundation, building dialogues between teaching practice and the recovery of the memories of those involved. In the life stories collected during the pretagogical moments, I tried to identify the participants' relationships with close black women, their family members and women they knew historically or culturally. Data analysis was based on describing the stories. In this way, it was possible to see the paths taken and the possibilities for an Afro-referenced education, taking into account the relationship between teachers and black women.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80528
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1018557072710901
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6860521449989672
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_finascimento.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.