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Type: Dissertação
Title: O uso da Team Based Learning (TBL) como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem de ciências em uma escola pública do município de Fortaleza - CE
Authors: Moraes, Cícero Matheus de Souza
Advisor: Cerqueira, Gilberto Santos
Co-advisor: Melo, Charlline Vládia Silva de
Keywords in Brazilian Portuguese : Aprendizagem Ativa;Aprendizagem Baseada em Equipes;Ensino de Ciências;Team-Based Learning (TBL)
Keywords in English : Active Learning;Team-based Learning;Science Teaching
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2025
Citation: MORAES, Cícero Matheus de Souza. O uso da Team Based Learning (TBL) como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem de ciências em uma escola pública do município de Fortaleza - CE. 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: O ensino de Ciências na educação básica enfrenta desafios significativos, especialmente no contexto da rede pública municipal, onde fatores como a desmotivação dos alunos, a utilização de metodologias tradicionais pouco interativas e as dificuldades na alfabetização científica comprometem a aprendizagem. A necessidade de estratégias pedagógicas inovadoras que promovam maior engajamento e participação ativa dos alunos tem levado ao uso de metodologias ativas, entre elas o Team-Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes, que enfatiza a aprendizagem em grupo, a resolução de problemas e a autonomia dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo investigar a contribuição do TBL para o ensino de Ciências em uma escola pública municipal de Fortaleza/CE. Foi realizado um estudo quase-experimental com abordagem quanti-qualitativa com alunos do 6º ano do ensino fundamental anos finais divididos em dois grupos: Tradicional e Intervenção. Foram aplicados pré-testes e pós-testes de curto e longo prazo, além de entrevistas e questionários de satisfação. Foi comprovado um efeito positivo significativo (p<0,05) no uso da TBL como ferramenta de aprendizagem para o Ensino de Ciências quando comparado com o modelo tradicional, obtendo-se uma maior média de acertos no pós teste de curto prazo do grupo Intervenção (7.785 ± 0.431) em comparação com o grupo Tradicional (6.125 ± 0.326) e este padrão se manteve no pós teste de longo prazo do grupo Intervenção (6.7 ±0.402) e do grupo Tradicional (5.5 ±0.280) A análise das entrevistas e do teste de satisfação revelou que a TBL obteve uma boa aceitação entre os alunos, mas também apontou desafios para a implementação desta metodologia no Ensino de Fundamental. Conclui-se que o TBL é uma metodologia ativa eficaz para o ensino de Ciências, contribuindo para a motivação dos alunos, melhorando sua compreensão, engajamento e retenção de conteúdo.
Abstract: The teaching of Science in basic education faces significant challenges, especially in the context of municipal public schools, where factors such as student demotivation, the use of traditional and non-interactive methodologies, and difficulties in scientific literacy hinder learning. The need for innovative pedagogical strategies that promote greater student engagement and active participation has led to the use of active methodologies, including Team-Based Learning (TBL), which emphasizes group learning, problem-solving, and student autonomy in the teaching and learning process. This study aims to investigate the contribution of TBL to Science teaching in a municipal public school in Fortaleza/CE. A quasi-experimental study with a quantitative qualitative approach was conducted with 6th grade students from the final years of elementary school, divided into two groups: Traditional and Intervention. Pre-tests and post-tests for both short and long terms were applied, along with interviews and satisfaction questionnaires. A significant positive effect (p<0.05) was observed in the use of TBL as a learning tool for Science teaching compared to the traditional model, with the Intervention group obtaining a higher average score in the short-term post-test (7.785 ± 0.431) compared to the Traditional group (6.125 ± 0.326), and this pattern was maintained in the long-term post-test of the Intervention group (6.7 ± 0.402) and the Traditional group (5.5 ± 0.280). The analysis of interviews and satisfaction tests revealed that TBL was well-received by students, but also pointed out challenges for its implementation in Elementary Education. It is concluded that TBL is an effective active methodology for Science teaching, contributing to student motivation, improving their understanding, engagement, and content retention.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80483
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6642531912161296
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6780676773042373
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0202276369547647
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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