Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80441
Type: Dissertação
Title: Meta-heurística de busca de vizinhança para o problema de veículos no transporte escolar com frota homogênea
Title in English: Neighborhood search metaheuristic for the school transport vehicle problem with a homogeneous fleet
Authors: Nascimento Neto, Francisco Victor do
Advisor: Prata, Bruno de Athayde
Keywords in Brazilian Portuguese : Roteamento de veículos;Transporte escolar;Heurísticas;GRASP;Meta- heurísticas;Busca local iterada
Keywords in English : Vehicle routing;School transportation;Heuristics;GRASP;Metaheuristics;Iterated local search
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA APLICADAS
Issue Date: Mar-2025
Citation: NASCIMENTO NETO, Francisco Victor do. Meta-Heurística de busca de vizinhança para o problema de veículos no transporte escolar com frota homogênea. 2025. 69 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: O problema de roteamento de veículos no transporte escolar é um problema de otimização combinatória relevante, envolvendo custos operacionais e qualidade do serviço. Este trabalho propõe uma meta-heurística híbrida GRASP-ILS, aplicada a um estudo de caso em uma escola de Fortaleza, com dados reais de localização de alunos e paradas de ônibus. Duas formulações matemáticas foram propostas, considerando restrições de capacidade dos veículos e distância máxima de caminhada. Para a geração da solução inicial utilizada na meta-heurística, foi empregada uma heurística construtiva baseada na fase de construção da meta-heurística GRASP. As abordagens foram testadas em 51 instâncias da literatura, bem como em instâncias reais provenientes de uma pesquisa realizada em uma escola da rede municipal, na qual 118 alunos utilizam o transporte no período da manhã e 85 no período da tarde. Os resultados demonstram que a meta-heurística proposta superou o algoritmo de busca em vizinhança variável, alcançando reduções de até 35% no custo total em alguns casos, respeitando todas as restrições. Este estudo evidencia o potencial das técnicas avançadas de otimização para tornar o transporte escolar mais eficiente e acessível.
Abstract: The School bus routing problem is a relevant combinatorial optimization problem, involving operational costs and service quality. This work proposes a hybrid GRASP-ILS metaheuristic, applied to a case study in a school in Fortaleza, using real data on student locations and bus stops. Two mathematical formulations were proposed, considering vehicle capacity constraints and maximum walking distance: one based on a Mixed-Integer Linear Programming and the other on the p-center problem. To generate the initial solution used in the metaheuristic, a constructive Greedy Randomized Adaptive Search Procedure heuristic was employed. The approaches were tested on 51 instances from the literature, as well as on real instances from a study conducted in a municipal school, where 118 students use school transportation in the morning and 85 in the afternoon. The results show that the proposed metaheuristic outperformed the variable neighborhood search algorithm, achieving cost reductions of up to 35% in some cases while respecting all constraints. This study highlights the potential of advanced optimization techniques to make school transportation more efficient and accessible.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80441
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4309503314139474
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3920-089X
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9957040164697410
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DEMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_dis_fvdnnascimentoneto.pdf.pdfDissertação Versão Final3,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.