Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8032
Tipo: Dissertação
Título : Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Superior: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFC
Título en inglés: Use of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFC
Autor : Souza, Maria Naires Alves de
Tutor: Monteiro, André Jalles
Palabras clave : Integrated System of Academic Management;Information Systems;Sistemas de informação gerencial - Fortaleza(CE);Tecnologia da informação - Fortaleza(CE);Comunicação na tecnologia - Fortaleza(CE);Ensino superior - Efeito de inovações tecnológicas - Fortaleza(CE)
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Fecha de publicación : 2013
Citación : SOUZA, Maria Naires Alves de. Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Superior: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFC. 2013. 91f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2013.
Resumen en portugués brasileño: Nos tempos atuais vivencia-se uma revolução da tecnologia, da comunicação e da informação. Essa revolução tem afetado, além de outras esferas da vida social, a educação, as instituições de ensino superior, a prática docente, a formação do professor e consequentemente sua prática pedagógica em sala de aula, bem como seu relacionamento com os discentes. O interesse por esta pesquisa surgiu em decorrência de serem os docentes os profissionais que têm maior aproximação com os discentes, cabendo a eles, dentre outras funções, transitarem pelo universo da informação, transmitirem informação, possibilitarem o conhecimento e viabilizarem o fluxo de informação e comunicação com seus discentes. Com este estudo objetiva-se investigar o uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas- SIGAA pelos docentes de graduação da UFC, mediante uma análise desse uso entre as diversas unidades/subunidades acadêmicas da universidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva na qual os dados principais foram coletados no banco de dados da instituição, seguidos por entrevistas abertas com os docentes que mais usam o sistema SIGAA. Conforme verificado, o SIGAA detém precário uso pelos docentes de graduação da UFC, e as postagens por parte dos docentes no mencionado sistema, nos últimos três semestres letivos, têm apresentado uma estabilidade de uso. Deste modo, alguma iniciativa deverá ser implementada pela administração superior da universidade para uma efetiva ampliação da sua utilização.
Abstract: Nowadays we are living a revolution in technology, communication and information. This revolution has affected not only the social life, but also education, the institutes of higher education, the way of teaching, teacher education and consequently his/her own way of teaching in the classroom, and also his/her relationship with the students. The interest in this research arouse from the point that professors are the professionals that have more involvement with the students. Those are responsible for the universe of information, share information, make the knowledge possible and enable the flux of information and communication with his/her students. With this study, we aim to investigate the use of Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica- SIGAA by professor of undergraduation courses at UFC (Universidade Federal do Ceará), establishing an analysis of its use among the many units/subunits of the university. This is a descriptive explanatory research in which the main data were collected in the internal documents of this institution, followed by open interviews made with some professors that frequently use the SIGAA system. As it could be verified, the professors from the undergraduation courses of this institution has little knowledge of how to manage SIGAA, although the number of posts made by these professors on the last three semesters have been stable. So, an initiative must be implemented by the administration personnel from UFC in order to maximize the use of SIGAA among the undergradation professors.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8032
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: BU - Dissertações defendidas na UFC
POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_dis_mnasouza.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.