Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, André Jalles-
dc.contributor.authorSouza, Maria Naires Alves de-
dc.date.accessioned2014-05-12T12:49:01Z-
dc.date.available2014-05-12T12:49:01Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Naires Alves de. Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Superior: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFC. 2013. 91f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8032-
dc.description.abstractNowadays we are living a revolution in technology, communication and information. This revolution has affected not only the social life, but also education, the institutes of higher education, the way of teaching, teacher education and consequently his/her own way of teaching in the classroom, and also his/her relationship with the students. The interest in this research arouse from the point that professors are the professionals that have more involvement with the students. Those are responsible for the universe of information, share information, make the knowledge possible and enable the flux of information and communication with his/her students. With this study, we aim to investigate the use of Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica- SIGAA by professor of undergraduation courses at UFC (Universidade Federal do Ceará), establishing an analysis of its use among the many units/subunits of the university. This is a descriptive explanatory research in which the main data were collected in the internal documents of this institution, followed by open interviews made with some professors that frequently use the SIGAA system. As it could be verified, the professors from the undergraduation courses of this institution has little knowledge of how to manage SIGAA, although the number of posts made by these professors on the last three semesters have been stable. So, an initiative must be implemented by the administration personnel from UFC in order to maximize the use of SIGAA among the undergradation professors.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntegrated System of Academic Managementpt_BR
dc.subjectInformation Systemspt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencial - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectComunicação na tecnologia - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEnsino superior - Efeito de inovações tecnológicas - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleUso da Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Superior: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos tempos atuais vivencia-se uma revolução da tecnologia, da comunicação e da informação. Essa revolução tem afetado, além de outras esferas da vida social, a educação, as instituições de ensino superior, a prática docente, a formação do professor e consequentemente sua prática pedagógica em sala de aula, bem como seu relacionamento com os discentes. O interesse por esta pesquisa surgiu em decorrência de serem os docentes os profissionais que têm maior aproximação com os discentes, cabendo a eles, dentre outras funções, transitarem pelo universo da informação, transmitirem informação, possibilitarem o conhecimento e viabilizarem o fluxo de informação e comunicação com seus discentes. Com este estudo objetiva-se investigar o uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas- SIGAA pelos docentes de graduação da UFC, mediante uma análise desse uso entre as diversas unidades/subunidades acadêmicas da universidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva na qual os dados principais foram coletados no banco de dados da instituição, seguidos por entrevistas abertas com os docentes que mais usam o sistema SIGAA. Conforme verificado, o SIGAA detém precário uso pelos docentes de graduação da UFC, e as postagens por parte dos docentes no mencionado sistema, nos últimos três semestres letivos, têm apresentado uma estabilidade de uso. Deste modo, alguma iniciativa deverá ser implementada pela administração superior da universidade para uma efetiva ampliação da sua utilização.pt_BR
dc.title.enUse of communication and information technology in higher education: integrated system of academic management UFCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:BU - Dissertações defendidas na UFC
POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_mnasouza.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.