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Type: TCC
Title: A qualidade e a satisfação dos clientes externos: uma proposta de melhoria para um pequeno negócio
Authors: Bernardino, Michelly Lopes
Advisor: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Keywords in Brazilian Portuguese : Qualidade;Satisfação dos clientes;Ferramentas da qualidade;Diagrama de Ishikawa;5W1H
Keywords in English : Quality;Clients satisfaction;Quality tools;Ishikawa diagram;5W1H
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Issue Date: 2023
Citation: BERNARDINO, Michelly Lopes. A qualidade e a satisfação dos clientes externos: uma proposta de melhoria para um pequeno negócio. 2023. 53 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A busca pela qualidade superior dentro de uma empresa pode ser visualizada como uma estratégia fundamental para promover a satisfação dos clientes, reduzir falhas e fazer com que a organização se diferencie diante da concorrência. Porém, por serem pequenos, alguns negócios dispõem de recursos mais limitados, ausência de conhecimento sobre práticas de gestão focadas na Qualidade e a influência desta na satisfação dos clientes. Dessa forma, a realização dessa pesquisa tem como objetivo analisar o nível de qualidade ofertado em um pequeno negócio, sob a perspectiva de satisfação dos clientes externos. Tal empreendimento se refere a uma pequena pizzaria, situada no bairro de Bom Jardim, na cidade de Fortaleza, no Ceará. Assim, o trabalho possui uma abordagem qualitativa, por natureza descritiva, orientada por pesquisas bibliográficas. Os dados foram coletados por meio do método de observação e aplicação de questionários on-line, junto aos clientes externos do negócio. Posteriormente, com a identificação do principal problema de qualidade, referente à demora na entrega dos pedidos, este foi analisado à luz da ferramenta da Qualidade Diagrama de Ishikawa, o qual forneceu uma base para propor melhorias dentro do pequeno negócio, por meio da aplicação da ferramenta 5W1H.
Abstract: The search for superior quality within a company can be seen as a fundamental strategy to promote customer satisfaction, reduce failures and make the organization stand out from the competition. However, because they are small, some businesses have more limited resources, lack of knowledge about management practices focused on Quality and its influence on customer satisfaction. Therefore, carrying out this research aims to analyze the level of quality offered in a small business, from the perspective of external customer satisfaction. This enterprise refers to a small pizzeria, located in the Bom Jardim neighborhood, in the city of Fortaleza, Ceará. Thus, the work has a qualitative approach, descriptive in nature, guided by bibliographical research. The data was collected through the observation method and application of online questionnaires, among the business's external customers. Subsequently, with the identification of the main quality problem, relating to the delay in delivering orders, this was analyzed in light of the Ishikawa Diagram Quality tool, which provided a basis for proposing improvements within the small business, through the application of tool 5W1H.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79862
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3897759231260460
Access Rights: Acesso Aberto
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