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dc.contributor.advisorLeopoldino, Cláudio Bezerra-
dc.contributor.authorBernardino, Michelly Lopes-
dc.date.accessioned2025-02-21T20:10:38Z-
dc.date.available2025-02-21T20:10:38Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBERNARDINO, Michelly Lopes. A qualidade e a satisfação dos clientes externos: uma proposta de melhoria para um pequeno negócio. 2023. 53 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79862-
dc.description.abstractThe search for superior quality within a company can be seen as a fundamental strategy to promote customer satisfaction, reduce failures and make the organization stand out from the competition. However, because they are small, some businesses have more limited resources, lack of knowledge about management practices focused on Quality and its influence on customer satisfaction. Therefore, carrying out this research aims to analyze the level of quality offered in a small business, from the perspective of external customer satisfaction. This enterprise refers to a small pizzeria, located in the Bom Jardim neighborhood, in the city of Fortaleza, Ceará. Thus, the work has a qualitative approach, descriptive in nature, guided by bibliographical research. The data was collected through the observation method and application of online questionnaires, among the business's external customers. Subsequently, with the identification of the main quality problem, relating to the delay in delivering orders, this was analyzed in light of the Ishikawa Diagram Quality tool, which provided a basis for proposing improvements within the small business, through the application of tool 5W1H.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA qualidade e a satisfação dos clientes externos: uma proposta de melhoria para um pequeno negóciopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA busca pela qualidade superior dentro de uma empresa pode ser visualizada como uma estratégia fundamental para promover a satisfação dos clientes, reduzir falhas e fazer com que a organização se diferencie diante da concorrência. Porém, por serem pequenos, alguns negócios dispõem de recursos mais limitados, ausência de conhecimento sobre práticas de gestão focadas na Qualidade e a influência desta na satisfação dos clientes. Dessa forma, a realização dessa pesquisa tem como objetivo analisar o nível de qualidade ofertado em um pequeno negócio, sob a perspectiva de satisfação dos clientes externos. Tal empreendimento se refere a uma pequena pizzaria, situada no bairro de Bom Jardim, na cidade de Fortaleza, no Ceará. Assim, o trabalho possui uma abordagem qualitativa, por natureza descritiva, orientada por pesquisas bibliográficas. Os dados foram coletados por meio do método de observação e aplicação de questionários on-line, junto aos clientes externos do negócio. Posteriormente, com a identificação do principal problema de qualidade, referente à demora na entrega dos pedidos, este foi analisado à luz da ferramenta da Qualidade Diagrama de Ishikawa, o qual forneceu uma base para propor melhorias dentro do pequeno negócio, por meio da aplicação da ferramenta 5W1H.pt_BR
dc.subject.ptbrQualidadept_BR
dc.subject.ptbrSatisfação dos clientespt_BR
dc.subject.ptbrFerramentas da qualidadept_BR
dc.subject.ptbrDiagrama de Ishikawapt_BR
dc.subject.ptbr5W1Hpt_BR
dc.subject.enQualitypt_BR
dc.subject.enClients satisfactionpt_BR
dc.subject.enQuality toolspt_BR
dc.subject.enIshikawa diagrampt_BR
dc.subject.en5W1Hpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3897759231260460pt_BR
local.date.available2025-02-21-
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