Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79819| Tipo: | TCC |
| Título : | Design de Jogos no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Estrangeira Inglesa |
| Autor : | Maranhão, Nathália do Nascimento Albuquerque |
| Tutor: | Lima, Mariana Monteiro Xavier de |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Design de jogos;Ensino-aprendizagem;Língua inglesa |
| Palabras clave en inglés: | Game design;Teaching and learning;English language |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
| Fecha de publicación : | 2024 |
| Citación : | MARANHÃO, Nathália do Nascimento Albuquerque. Design de jogos no processo de ensino e aprendisagem da língua estrangeira inglesa. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
| Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa tem como objetivo abordar o design de jogos no processo de ensino e aprendizado da língua inglesa para crianças, considerando as transformações educacionais com ênfase nas abordagens educacionais que promovem a autonomia e o envolvimento ativo dos alunos, afastando-os do papel de meros receptores de conteúdo. Com base nessa perspectiva, o trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo educativo que contribua para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas de maneira lúdica e envolvente. Para atingir esse objetivo, foram realizadas coletas de dados, incluindo o levantamento e a análise de similares, entrevistas, com a finalidade de compreender as potencialidades e os desafios da aplicação de um jogo nesse contexto educativo. Com base nas informações obtidas, foi possível conceituar e desenvolver o jogo guiada pela Tétrade Elementar de Jesse Schell aliado ao conceito de Jogo de Aprendizagem de Boller e Kapp. O processo de desenvolvimento também envolveu o uso de diversas ferramentas de design, como rascunhos, mapas visuais, estudos, e protótipos, a fim de explorar diferentes possibilidades para atender as necessidades do projeto. Como resultado, obteve-se um jogo que oferece diversas maneiras de jogar e auxilia as crianças em diferentes estágios do aprendizado: a introdução, prática e revisão do conteúdo. |
| Abstract: | This research aims to address the role of game design in the teaching and learning process of English for children, considering educational transformations with an emphasis on pedagogical approaches that promote autonomy and active engagement of students, moving them away from the role of content receivers. Based on this perspective, the study proposes the development of an educational game that contributes to the development of linguistic and cognitive skills in a playful and engaging way. To achieve this goal, data was collected, including a survey and analysis of similar games, as well as interviews, with the aim of understanding the potential and challenges of applying a game in this educational context. Based on the information collected, it was possible to conceptualize and develop the game guided by Jesse Schell's Elemental Tetrad, combined with Boller and Kapp's Learning Game concept. The development process also involved the use of design tools, such as sketches, visual boards, studies and prototypes, to explore different possibilities to meet the needs of the project. As a result, a game was developed that offers several ways to play and supports children at different stages of learning: introduction, practice and content revision. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79819 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8988741355944384 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-6560-4070 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0171315849905520 |
| Derechos de acceso: | Acesso Embargado |
| Aparece en las colecciones: | DESIGN - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_tcc_nnamaranhao.pdf Until 2026-03-21 | 4,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.