Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Mariana Monteiro Xavier de-
dc.contributor.authorMaranhão, Nathália do Nascimento Albuquerque-
dc.date.accessioned2025-02-19T17:58:53Z-
dc.date.available2025-02-19T17:58:53Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMARANHÃO, Nathália do Nascimento Albuquerque. Design de jogos no processo de ensino e aprendisagem da língua estrangeira inglesa. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79819-
dc.description.abstractThis research aims to address the role of game design in the teaching and learning process of English for children, considering educational transformations with an emphasis on pedagogical approaches that promote autonomy and active engagement of students, moving them away from the role of content receivers. Based on this perspective, the study proposes the development of an educational game that contributes to the development of linguistic and cognitive skills in a playful and engaging way. To achieve this goal, data was collected, including a survey and analysis of similar games, as well as interviews, with the aim of understanding the potential and challenges of applying a game in this educational context. Based on the information collected, it was possible to conceptualize and develop the game guided by Jesse Schell's Elemental Tetrad, combined with Boller and Kapp's Learning Game concept. The development process also involved the use of design tools, such as sketches, visual boards, studies and prototypes, to explore different possibilities to meet the needs of the project. As a result, a game was developed that offers several ways to play and supports children at different stages of learning: introduction, practice and content revision.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleDesign de Jogos no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Estrangeira Inglesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo abordar o design de jogos no processo de ensino e aprendizado da língua inglesa para crianças, considerando as transformações educacionais com ênfase nas abordagens educacionais que promovem a autonomia e o envolvimento ativo dos alunos, afastando-os do papel de meros receptores de conteúdo. Com base nessa perspectiva, o trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo educativo que contribua para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas de maneira lúdica e envolvente. Para atingir esse objetivo, foram realizadas coletas de dados, incluindo o levantamento e a análise de similares, entrevistas, com a finalidade de compreender as potencialidades e os desafios da aplicação de um jogo nesse contexto educativo. Com base nas informações obtidas, foi possível conceituar e desenvolver o jogo guiada pela Tétrade Elementar de Jesse Schell aliado ao conceito de Jogo de Aprendizagem de Boller e Kapp. O processo de desenvolvimento também envolveu o uso de diversas ferramentas de design, como rascunhos, mapas visuais, estudos, e protótipos, a fim de explorar diferentes possibilidades para atender as necessidades do projeto. Como resultado, obteve-se um jogo que oferece diversas maneiras de jogar e auxilia as crianças em diferentes estágios do aprendizado: a introdução, prática e revisão do conteúdo.pt_BR
dc.subject.ptbrDesign de jogospt_BR
dc.subject.ptbrEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.ptbrLíngua inglesapt_BR
dc.subject.enGame designpt_BR
dc.subject.enTeaching and learningpt_BR
dc.subject.enEnglish languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8988741355944384pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6560-4070pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0171315849905520pt_BR
local.date.available2026-03-21-
Aparece nas coleções:DESIGN - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_nnamaranhao.pdf
🔒  Disponível em  2026-03-21
4,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.