Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79819
Tipo: | TCC |
Título: | Design de Jogos no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Estrangeira Inglesa |
Autor(es): | Maranhão, Nathália do Nascimento Albuquerque |
Orientador: | Lima, Mariana Monteiro Xavier de |
Palavras-chave em português: | Design de jogos;Ensino-aprendizagem;Língua inglesa |
Palavras-chave em inglês: | Game design;Teaching and learning;English language |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | MARANHÃO, Nathália do Nascimento Albuquerque. Design de jogos no processo de ensino e aprendisagem da língua estrangeira inglesa. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo abordar o design de jogos no processo de ensino e aprendizado da língua inglesa para crianças, considerando as transformações educacionais com ênfase nas abordagens educacionais que promovem a autonomia e o envolvimento ativo dos alunos, afastando-os do papel de meros receptores de conteúdo. Com base nessa perspectiva, o trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo educativo que contribua para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas de maneira lúdica e envolvente. Para atingir esse objetivo, foram realizadas coletas de dados, incluindo o levantamento e a análise de similares, entrevistas, com a finalidade de compreender as potencialidades e os desafios da aplicação de um jogo nesse contexto educativo. Com base nas informações obtidas, foi possível conceituar e desenvolver o jogo guiada pela Tétrade Elementar de Jesse Schell aliado ao conceito de Jogo de Aprendizagem de Boller e Kapp. O processo de desenvolvimento também envolveu o uso de diversas ferramentas de design, como rascunhos, mapas visuais, estudos, e protótipos, a fim de explorar diferentes possibilidades para atender as necessidades do projeto. Como resultado, obteve-se um jogo que oferece diversas maneiras de jogar e auxilia as crianças em diferentes estágios do aprendizado: a introdução, prática e revisão do conteúdo. |
Abstract: | This research aims to address the role of game design in the teaching and learning process of English for children, considering educational transformations with an emphasis on pedagogical approaches that promote autonomy and active engagement of students, moving them away from the role of content receivers. Based on this perspective, the study proposes the development of an educational game that contributes to the development of linguistic and cognitive skills in a playful and engaging way. To achieve this goal, data was collected, including a survey and analysis of similar games, as well as interviews, with the aim of understanding the potential and challenges of applying a game in this educational context. Based on the information collected, it was possible to conceptualize and develop the game guided by Jesse Schell's Elemental Tetrad, combined with Boller and Kapp's Learning Game concept. The development process also involved the use of design tools, such as sketches, visual boards, studies and prototypes, to explore different possibilities to meet the needs of the project. As a result, a game was developed that offers several ways to play and supports children at different stages of learning: introduction, practice and content revision. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79819 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8988741355944384 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-6560-4070 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0171315849905520 |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_nnamaranhao.pdf 🔒 Disponível em 2026-03-21 | 4,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.