Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79578
Tipo: | TCC |
Título : | Inclusão acadêmica e narrativa autobiográfica: sobre a experiência de uma estudante com deficiência intelectual do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará |
Título en inglés: | Academic inclusion and autobiographical narrative: about the experience of a student with intellectual disables in the pedagogy course at the Federal University of Ceará |
Autor : | Silva, Antonia Cristiane Nascimento Moreira da |
Tutor: | Pereira, Gabrielle Maia Bessa |
Palabras clave en portugués brasileño: | Educação;Deficiência intelectual;Pandemia covid-19;Narrativa autobiográfica |
Palabras clave en inglés: | Education;Intellectual disability;Covid-19 pandemic;Autobiographical narrative |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SILVA, Antonia Cristiane Nascimento Moreira da. Inclusão acadêmica e narrativa autobiográfica: sobre a experiência de uma estudante com deficiência intelectual do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. 2023. 43 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O estudo discute as dificuldades de uma graduanda em Pedagogia, com diagnóstico de deficiência intelectual, no período da pandemia causada pelo vírus Covid-19 entre os anos 2020 e 2022. Tem como objetivo analisar os impactos da substituição do ensino presencial pelo ensino remoto emergencial em tempos de Pandemia Covid-19, para alunos com essa particularidade, tomando como exemplo a experiência da estudante e autora deste trabalho. A investigação adota alguns princípios da metodologia das histórias de vida sintetizadas por Nóvoa (1992), Larossa (2010), e Malatian (2012) percorrendo um ensaio autobiográfico que contempla a história de formação da pesquisadora (FREIRE, 1996). O trabalho é constituído, ainda, por uma reflexão teórica de caráter bibliográfico, em que se discute a importância da inclusão escolar no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual (MANTOAN, 2015). O estudo conclui que para se ter mudanças concretas na Educação há a necessidade de professores de todas as formações, incluindo especialistas, se aperfeiçoarem em conhecimentos que os habilitem a trabalhar com todo tipo de aluno, pois todos guardam suas particularidades. O que se almeja, acima de tudo, é saber se as escolas estão se transformando e se os alunos estão sendo respeitados dentro das suas possibilidades de avançar autonomamente embora com suas peculiaridades. |
Abstract: | The study discusses the difficulties of a Pedagogy student diagnosed with intellectual disability during the pandemic caused by the Covid-19 virus between 2020 and 2022. It aims to analyze the impacts of replacing face-to-face teaching with emergency remote teaching in times of Covid-19 Pandemic for students with this particularity, taking as an example the experience of a student with intellectual disability and author of this work. The investigation adopts some principles of the methodology of life stories synthesized by Nóvoa (1992), Larossa (2010) and Malatian (2012), covering an autobiographical essay that contemplates the researcher's educational history (FREIRE, 1996). The work also consists of a theoretical reflection of a bibliographic nature, in which the importance of school inclusion in the learning process of students with disabilities is discussed (MANTOAN, 2015). The study concludes that in order to have concrete changes in education there is a need for teachers of all backgrounds, including specialists, to improve in knowledge that enables them to work with all types of students, as they all have their own particularities. What we want, above all, is to know if schools are transforming and if students are being respected within their possibilities to advance autonomously. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79578 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/5097473848077588 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/9680744626636245 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_acnmsilva.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.