Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79578
Tipo: TCC
Título: Inclusão acadêmica e narrativa autobiográfica: sobre a experiência de uma estudante com deficiência intelectual do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Academic inclusion and autobiographical narrative: about the experience of a student with intellectual disables in the pedagogy course at the Federal University of Ceará
Autor(es): Silva, Antonia Cristiane Nascimento Moreira da
Orientador: Pereira, Gabrielle Maia Bessa
Palavras-chave em português: Educação;Deficiência intelectual;Pandemia covid-19;Narrativa autobiográfica
Palavras-chave em inglês: Education;Intellectual disability;Covid-19 pandemic;Autobiographical narrative
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Antonia Cristiane Nascimento Moreira da. Inclusão acadêmica e narrativa autobiográfica: sobre a experiência de uma estudante com deficiência intelectual do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. 2023. 43 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O estudo discute as dificuldades de uma graduanda em Pedagogia, com diagnóstico de deficiência intelectual, no período da pandemia causada pelo vírus Covid-19 entre os anos 2020 e 2022. Tem como objetivo analisar os impactos da substituição do ensino presencial pelo ensino remoto emergencial em tempos de Pandemia Covid-19, para alunos com essa particularidade, tomando como exemplo a experiência da estudante e autora deste trabalho. A investigação adota alguns princípios da metodologia das histórias de vida sintetizadas por Nóvoa (1992), Larossa (2010), e Malatian (2012) percorrendo um ensaio autobiográfico que contempla a história de formação da pesquisadora (FREIRE, 1996). O trabalho é constituído, ainda, por uma reflexão teórica de caráter bibliográfico, em que se discute a importância da inclusão escolar no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual (MANTOAN, 2015). O estudo conclui que para se ter mudanças concretas na Educação há a necessidade de professores de todas as formações, incluindo especialistas, se aperfeiçoarem em conhecimentos que os habilitem a trabalhar com todo tipo de aluno, pois todos guardam suas particularidades. O que se almeja, acima de tudo, é saber se as escolas estão se transformando e se os alunos estão sendo respeitados dentro das suas possibilidades de avançar autonomamente embora com suas peculiaridades.
Abstract: The study discusses the difficulties of a Pedagogy student diagnosed with intellectual disability during the pandemic caused by the Covid-19 virus between 2020 and 2022. It aims to analyze the impacts of replacing face-to-face teaching with emergency remote teaching in times of Covid-19 Pandemic for students with this particularity, taking as an example the experience of a student with intellectual disability and author of this work. The investigation adopts some principles of the methodology of life stories synthesized by Nóvoa (1992), Larossa (2010) and Malatian (2012), covering an autobiographical essay that contemplates the researcher's educational history (FREIRE, 1996). The work also consists of a theoretical reflection of a bibliographic nature, in which the importance of school inclusion in the learning process of students with disabilities is discussed (MANTOAN, 2015). The study concludes that in order to have concrete changes in education there is a need for teachers of all backgrounds, including specialists, to improve in knowledge that enables them to work with all types of students, as they all have their own particularities. What we want, above all, is to know if schools are transforming and if students are being respected within their possibilities to advance autonomously.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79578
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5097473848077588
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9680744626636245
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_acnmsilva.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.