Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78985
Tipo: Dissertação
Título: “Minhas (z)áreas são históricas?” memória, história local e educação patrimonial: usos e possibilidades para o ensino de história
Título em inglês: “Are my (z)areas historical?” memory, local history and heritage education: uses and possibilities for teaching history
Autor(es): Silva, Tayná Moreira da
Orientador: Oliveira, Ana Amélia Rodrigues de
Palavras-chave em português: História local;Educação patrimonial;Ensino de História;Memória
Palavras-chave em inglês: Local history;Heritage education;History Teaching;Memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Tayná Moreira da. “Minhas (z)áreas são históricas?” memória, história local e educação patrimonial: usos e possibilidades para o ensino de história. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Este trabalho investiga o uso da História Local e da Educação Patrimonial no Ensino de História, com ênfase na aplicação desses conceitos para promover uma consciência histórica crítica entre os estudantes. O trabalho está struturado em quatro capítulos que exploram diferentes dimensões da pesquisa. O primeiro capítulo apresenta o contexto da pesquisa, focando na EEMTI Adahil Barreto Cavalcante e no Conjunto Timbó, onde ocorre a experimentação didática. Analisa-se o ambiente escolar, o ensino de História na instituição e as memórias escolares associadas. O segundo capítulo oferece um panorama histórico da cidade de Maracanaú, abordando sua emancipação, industrialização e os usos da cidade. Examina as disputas de memória e as narrativas oficiais e subalternizadas que moldam a percepção histórica local. No terceiro capítulo, são articulados os conceitos de História Local e Educação Patrimonial, discutindo suas potencialidades e desafios no Ensino de História. O capítulo detalha a experimentação didática desenvolvida, que culmina na elaboração de uma sequência didática apresentada no quarto capítulo. Esta sequência didática visa promover a conscientização histórica dos estudantes através do contato com os espaços da cidade, utilizando a História Local e a Educação Patrimonial como ferramentas metodológicas. Portanto, propomos uma abordagem que busca fortalecer o ensino-aprendizagem de História ao contextualizar o aprendizado e conectar os estudantes com sua realidade histórica local. A dissertação oferece um recurso educacional em formato de sequência didática, propiciando a possibilidade de integração entre História Local e a Educação Patrimonial no currículo escolar para fomentar uma compreensão crítica e situada da História
Abstract: This study investigates the integration of Local History and Heritage Education into History teaching, with a focus on how these concepts can be employed to cultivate a critical historical awareness among students. The thesis is organized into four chapters that explore various facets of the research. The first chapter sets the stage by detailing the context of the study, centered on EEMTI Adahil Barreto Cavalcante and Conjunto Timbó, where the didactic experimentation takes place. It examines the school environment, the implementation of History teaching, and associated school memories. The second chapter provides a historical overview of the city of Maracanaú, covering its emancipation, industrialization, and urban uses. It explores memory disputes and the official versus marginalized narratives that shape local historical understanding. The third chapter integrates the concepts of Local History and Heritage Education, discussing their potential and challenges in History teaching. It outlines the didactic experimentation developed, culminating in a didactic sequence detailed in the fourth chapter. This sequence aims to enhance students’ historical awareness through engagement with local spaces, leveraging Local History and Heritage Education as methodological tools. This approach seeks to enrich History education by contextualizing learning and connecting students with their local historical environment. The dissertation provides a practical educational resource in the form of a didactic sequence, offering a model for integrating Local History and Heritage Education into the school curriculum to foster a situated and critical understanding of History.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78985
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6374820749835251
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-3985-4877
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9983853118156018
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_tmsilva.pdf11,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.