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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78968
Tipo: | Tese |
Título : | Funéreo, errância e escrita: confluências entre Lygia Fagundes Telles e Inês Pedrosa |
Autor : | Alves, Licilange Gomes |
Tutor: | Bylaardt, Cid Ottoni |
Palabras clave en portugués brasileño: | Linguagem;Morte;Errância |
Palabras clave en inglés: | Language;Death;Errancy |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | ALVES, Licilange Gomes. Funéreo, errância e escrita: confluências entre Lygia Fagundes Telles e Inês Pedrosa. Orientador: Cid Ottoni Bylaardt. 2024. 123 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo objetiva, por meio do método de pesquisa teórico-bibliográfico, estabelecer um diálogo entre os romances Verão no aquário, de Lygia Fagundes Telles, e Fazes-me falta, de Inês Pedrosa, respectivamente, sob o viés do funéreo, este ambientado em questões que rondam a linguagem da escrita literária. A pesquisa parte do princípio de que a literatura, indubitavelmente, trata sobre temas e aspectos sociais diversos, mas, paralelamente, trata também sobre si. É necessário, portanto, perceber o que há nos não-ditos das palavras, as quais dizem muito sobre sua própria natureza de que é tecida, a linguagem. E é por entre os meandros dessa tessitura que esta análise pretende caminhar. Para melhor organização do estudo dos romances, foram elencadas quatro categorias analíticas consideradas relevantes na busca do nosso objeto investigativo: 1) conceito de morte; 2) fusão entre amor e morte; 3) a experiência do enlutado; e 4) linguagem. O estudo conta, especialmente, com os aportes teóricos de Michel Foucault (2000, 2002, 2009, 2014), Roland Barthes (1987, 1997, 2004), Maurice Blanchot (1987, 2011, 2013) e Martin Heidegger (2003, 2005, 2012), que trazem contribuições acerca de um panorama mais geral da literatura, bem como da literatura perspectivada pela morte. Iluminado por esses aportes, o estudo traz também o prisma de pesquisadores voltados a uma análise mais específica sobre a obra das escritoras do corpus selecionado, a saber, Diana Navas e Telma Ventura (2017), Angela Laguardia (2007), Sônia Régis (1998), Suênio Lucena (2002) e Carlos Magno Gomes (2017). Com base no estudo realizado, concluiu-se que morte e linguagem estão em estreita relação, pois, assim como a literatura, a morte é uma narrativa. |
Abstract: | Through a theoretical and bibliographical research method, this study aims to establish a dialogue between the novels Fazes-me falta and Verão no aquário, by Inês Pedrosa and Lygia Fagundes Telles, respectively, under the funereal perspective, which is based on issues that encompass the language of literary writing. The research stems from the principle that literature, undoubtedly, deals with multiple themes and social aspects, but in a parallel way, it also deals with itself. It is therefore necessary to understand what lies in the unsaid things of words, which says a lot about the very nature of the language in which it is woven, and it is through the intricacies of this construction that this analysis intends to go. In order to better organize the study of the novels, four analytical categories considered relevant to the search of our investigative object were listed: 1) the concept of death; 2) fusion of love and death; 3) the experience of the bereaved; and 4) language. The study is particularly based on the theoretical framework of Michel Foucault (2000, 2002, 2009, 2014), Roland Barthes (1987, 1997, 2004), Maurice Blanchot (1987, 2011, 2013), and Martin Heidegger (2003, 2005, 2012), who contribute to a more general panorama of literature as well as the literature from the perspective of death. In light of these contributions, this study also brings the perspectives of researchers such as Diana Navas e Telma Ventura (2017), Angela Laguardia (2007), Sônia Régis (1998), Suênio Lucena (2002) and Carlos Magno Gomes (2017). Based on the study carried out, it was concluded that death and language are closely related because, like literature, death is a narrative. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78968 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0002-8221-0575 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/5618374257485001 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/9466072856241017 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
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