Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78663
Type: Dissertação
Title: Leitura e análise das interferências físicas na arquitetura dos edifícios para a educação superior: o caso da UFC
Authors: Campelo, Magda
Advisor: Taralli, Cibele Haddad
Keywords in Brazilian Portuguese : Projeto de arquitetura - Fortleza (CE);Edifícios universitários - Fortaleza (CE);Reciclagem de edifícios - Fortaleza (CE);Arquitetura moderna - Fortaleza (CE);Arquitetura de edifícios - Interferências físicas
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Issue Date: 2005
Citation: CAMPÊLO, Magda. Leitura e análise das interferências físicas na arquitetura dos edifícios para a educação superior: o caso da UFC. 2005. 336 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho faz uma reflexão sobre o recente processo de intervenção física no conjunto arquitetônico da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o foco em uma das tipologias de edificação, representativa da arquitetura moderna no campus, projetada e construída nas décadas de 1960 e 1970. Realiza uma leitura e análise dessas interferências construtivas e arquitetônicas, que a partir de 1990 vem gradativa e sistematicamente, por meio de reformas e ampliações, promovendo um processo de mutação dos valores essenciais dos edifícios e do campus como obra arquitetônica. Contextualiza de um lado, o momento da consolidação da Universidade, influenciada pela Reforma Universitária de 1968 e, de outro, a introdução da arquitetura moderna no Ceará, elementos estruturais na configuração espacial das instalações da UFC. Resgata o projeto original de uma das tipologias de edifício universitário representativa desta produção, selecionando dez exemplares para levantamento e estudo da arquitetura nos aspectos estéticos / formais e nas alterações funcionais e construtivas, apoiada na metodologia de análise gráfica proposta por Clark e Pause (1984). As conclusões abrem reflexões sobre os critérios adotados em projetos de intervenções com estas características, indicando orientações para projetos de arquitetura de edifícios universitários.
Abstract: This article makes a reflection on the recent process of physical intervention on the architectural set of Universidade Federal do Ceará, focusing on one building typology, representative of modern campus architecture, designed and built in the sixties and seventies. It examines and analyzes these architectural and construction interferences which, since 1990, has gradually and systematically promoted a mutation process of essential values of the buildings and of the campus as an architectural set, through reforms and building expansions. It brings into context, on one side, the moment of consolidation of the University as an institution as influenced by the University Reform of 1968 and, on the other side, the introduction of modern architecture in the State of Ceará. Both facts are structural elements in the spatial configuration of buildings at Universidade Federal do Ceará. The article also highlights the original project of one of the typologies of university buildings within this production phase by selecting ten examples for surveying and studying its aesthetical/formal aspects, based on the methodology proposed by Clark and Pause (1984). Conclusions lead to reflection about criteria adopted in projects of intervention with such characteristics, orienting for projects of university buildings.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78663
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5330-0387
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6016190566941978
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DAUD - Dissertações defendidas em outras instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_dis_mcampelo.pdf30,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.