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Type: Dissertação
Title: Avaliação na Educação Infantil: do escrito ao vivido no município de Pindoretama-CE
Authors: Oliveira, Angélica Maria Holanda de
Advisor: Ciasca, Maria Isabel Filgueira Lima
Keywords in Brazilian Portuguese : Educação Infantil;Avaliação;Ensino aprendizagem na Educação Infantil
Keywords in English : Early childhood education;Assessment;Teaching learning in early ehildhood education
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2024
Citation: OLIVEIRA, Angélica Maria Holanda de. Avaliação na Educação Infantil: do escrito ao vivido no município de Pindoretama-CE. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa investiga o processo de avaliação, com foco na Educação Infantil, reconhecendo as particularidades dessa fase, que se diferencia substancialmente das demais etapas da Educação Básica. O interesse em abordar esse tema reside na percepção de que o processo de avaliação das crianças nesse estágio de desenvolvimento não está adequadamente esclarecido. Buscamos, portanto, tornar esse processo mais transparente, fundamentando nos estudos de Hoffmann (2012, 2014, 2019), Luckesi (2005, 2011) e Ciasca (2009), que abordam a avaliação escolar, bem como nas contribuições de Formosinho e Oliveira-Formosinho (2013), dedicados aos estudos sobre a Educação Infantil e seu processo de desenvolvimento. Nosso objetivo, portanto, é analisar a condução do processo de avaliação das crianças desenvolvida pelas professoras da Educação Infantil da rede pública municipal de Pindoretama, Ceará. e como objetivos específicos nos detivemos em compreender as concepções das professoras sobre o processo de avaliação na Educação Infantil; refletir sobre as práticas avaliativas utilizadas pelas professoras para avaliar as crianças da Educação Infantil; relacionar os procedimentos de avaliação contribuintes com o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Para atingir tais objetivos, pretendemos responder às seguintes questões de pesquisa: Quais concepções as professoras da rede pública municipal de Pindoretama/CE apresentam sobre o processo avaliativo na Educação Infantil? Como são suas práticas avaliativas e quais orientações pedagógicas procuram seguir para alcançá-las? Que relações as professoras estabelecem entre a avaliação e o processo de ensino-aprendizagem das crianças? A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise dos relatórios das professoras para construção e análise de dados, baseando-se nos métodos propostos por Bardin (1977), Minayo (2021) e Queiroz (1991). Os participantes foram 6 (seis) professoras, selecionados um representante de cada instituição municipal que oferece exclusivamente a Educação Infantil de dois a cinco anos. Para a análise, foram eleitas três categorias: Concepção de avaliação, práticas avaliativas e relação do processo avaliativo com as experiências de sala, das quais derivaram seis subcategorias: O que se compreende sobre avaliação na Educação Infantil, dificuldades para avaliar as crianças; como as crianças são avaliadas, percepções sobre as práticas de avaliação orientadas pela Secretaria Municipal de Educação e Juventude (SMEJ); alinhamento dos procedimentos de avaliação com o acompanhamento do desenvolvimento integral das crianças e o replanejamento das ações a partir das observações da avaliação. Os resultados indicam concepções de avaliação na Educação Infantil bastante similares, fundamentadas na observação como princípio para o desenvolvimento integral das crianças. No que concerne às práticas de avaliação, constatamos uma centralização ainda significativa no professor, apesar dos esforços para atender às necessidades das crianças. No tocante à relação entre avaliação e ensino-aprendizagem, observa-se uma ênfase em um planejamento flexível, que leve em consideração as singularidades das crianças.
Abstract: This research investigates the evaluation process, focusing on Early Childhood Education, recognizing the particularities of this phase, which differs substantially from the other stages of Basic Education. The interest in addressing this topic lies in the perception that the process of evaluating children at this stage of development is not adequately clarified. We therefore seek to make this process more transparent, based on studies by Hoffmann (2012, 2014, 2019), Luckesi (2005, 2011) and Ciasca (2009), which address school assessment, as well as the contributions of Formosinho and Oliveira- Formosinho (2013), dedicated to studies on Early Childhood Education and its development process. Our objective, therefore, is to analyze the conduct of the children's assessment process carried out by Early Childhood Education teachers in the municipal public network of Pindoretama, Ceará. and as specific objectives we focused on understanding the teachers' conceptions about the assessment process in Early Childhood Education; reflect on the evaluation practices used by teachers to evaluate children in Early Childhood ducation; relate the assessment procedures that contribute to the children's teaching-learning process. To achieve these objectives, we intend to answer the following research questions: What conceptions do teachers from the municipal public network of Pindoretama/CE have about the evaluation process in early childhood education? What are your assessment practices like and what pedagogical guidelines do you try to follow to achieve them? What relationships do teachers establish between assessment and the children's teaching-learning process? The research adopts a qualitative approach, using semi-structured interviews and analysis of teachers' reports to construct and analyze data, based on the methods proposed by Bardin (1977), Minayo (2021) and Queiroz (1991). The participants were 6 (six) teachers, one representative from each municipal institution that exclusively offers Early Childhood Education from two to five years old was selected. For the analysis, three categories were chosen: Assessment conception, assessment practices and relationship between the assessment process and classroom experiences, from which six subcategories were derived: What is understood about assessment in Early Childhood Education, difficulties in assessing children; how children are assessed, insights into assessment practices guided by SMEJ; alignment of assessment procedures with monitoring of children's integral development and replanning of actions based on assessment observations. The results indicate very similar conceptions of assessment in early childhood education, based on observation as a principle for the integral development of children. Regarding assessment practices, we found that there is still significant teacher-centeredness, despite efforts to meet children's needs. Regarding the relationship between assessment and teaching-learning, there is an emphasis on flexible planning, which takes into account the uniqueness of children.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78639
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9732767827333319
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5925252647916359
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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