Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78627
Type: | TCC |
Title: | Análise da formação de trincas por solidificação em ligas cuproníquel submetidas ao ensaio trans-varestraint |
Title in English: | Analysis of solidification crack formation in cupronickel alloys submitted to the trans-varestraint test. |
Authors: | Araújo, João Pedro Teles |
Advisor: | Motta, Marcelo Ferreira |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Ensaio Trans-Varestraint;Trincas a quente por solidificação;Soldagem TIG autógeno |
Keywords in English : | Trans-varestraint;Cracking;Solidification;Copper-nickel |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | ARAÚJO, João Pedro Teles. Análise da formação de trincas por solidificação em ligas cuproníquel submetidas ao ensaio trans-varestraint. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Um dos problemas observados na indústria do petróleo e gás diz respeito a falha de tubulações de CuNi utilizadas na construção de sistemas de incêndio. Por isso, esta pesquisa foca-se em uma liga de CuNi com amplo uso e que tem ganhado destaque no setor petrolífero devido a suas distintas propriedades mecânicas e suas possíveis utilizações. Duas ligas foram estudadas neste projeto: a primeira é a UNS C70600, composta por cerca de 90% de cobre e 10% níquel e a segunda, é composta por aproximadamente 70% de cobre e 30% níquel, ambas ligas bastante utilizadas em sistema de tubulações para combate a incêndio, trocadores de calor e operação em água salgada, entre outras funções. O estudo foi direcionado para apresentar e comparar os dados de geração de trinca a quente por solidificação quando ambas as ligas sofrem a aplicação de diferentes níveis de deformação. Na pesquisa, foram aplicadas deformações de 2% e 8% e duas energias distintas por meio do ensaio de soldabilidade Trans-Varestraint e o processo de soldagem TIG autógeno, respectivamente. O ensaio proporcionou dados importantes para análises, como o maior comprimento de trinca (MCL) e o comprimento total de trinca (TCL). Com os resultados foi possível observar valores próximos quando analisado o MCL durante a deformação de 2%, mas um valor bastante distinto, cerca de 310% superior, quando utilizado a deformação de 8%, em relação ao TCL, observou-se nas ligas estudadas que ambas apresentaram menos de 1 mm de diferença em relação ao comprimento de trincas observados, tanto na deformação de 2% quanto na deformação de 8%. |
Abstract: | One of the problems observed in the oil and gas industry concerns the failure of CuNi pipes used in the construction of fire systems. Therefore, this research focuses on a CuNi alloy with wide use and that has gained prominence in the petroleum sector due to its distinct mechanical properties and its possible uses. Two alloys were studied in this project: the first is UNS C70600, composed of about 90% copper and 10% nickel and the second is composed of approximately 70% copper and 30% nickel, both alloys widely used in piping systems for fire fighting, heat exchangers and operation in salt water, among other functions. The study was aimed at presenting and comparing the data of hot crack generation by solidification when both alloys undergo the application of different levels of deformation. In the research, deformations of 2% and 8% and two different energies were applied through the Trans-Varestraint weldability test and the autogenous TIG welding process, respectively. The test provided important data for analysis, such as the longest crack length (MCL) and the total crack length (TCL). With the results, it was possible to observe similar values when analyzing the MCL during the 2% deformation, but a very different value, about 310% higher, when using the 8% deformation in relation to the TCL, it was observed in the alloys studied that both presented less than 1 mm difference in relation to the observed crack length, both in the deformation of 2% and in the deformation of 8%. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78627 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1309345615848681 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1884420163035670 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA METALÚRGICA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_jptaraújo.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.