Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78560
Type: TCC
Title: A presença da gamificação em cursos de língua inglesa: análise de material do Curso Fisk
Authors: Mota, Anne Karolina Miranda
Advisor: Assunção, Fábio Nunes
Keywords in Brazilian Portuguese : Gamificação;Aprendizado de inglês;Fisk
Keywords in English : Gamification;English learning
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Issue Date: 2024
Citation: MOTA, Anne Karolina Miranda. A presença da gamificação em cursos de língua inglesa: análise de material do Curso Fisk. 2024. 32 f. TCC (Graduação em Letras-Inglês) - Curso de Licenciatura em Letras-Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo investiga o uso da gamificação no ensino da língua inglesa, com foco nos materiais didáticos do curso de idiomas Fisk. A gamificação, definida como a incorporação de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos, é explorada como uma metodologia inovadora para motivar e engajar os alunos, transformando atividades tradicionais em experiências de aprendizagem imersivas. A pesquisa se concentra em analisar o livro "Teens Pre-Intermediate" da Fisk, identificando e avaliando as atividades gamificadas. Os materiais da Fisk revelam atividades gamificadas que utilizam dinâmicas de jogo para revisar conteúdos e incentivar a participação, como jogos de memória e competições de palavras nas seções "Break Time". Esta pesquisa oferece insights sobre a integração eficaz da gamificação na educação linguística, destacando seu potencial para tornar o aprendizado mais interativo e atraente.
Abstract: This study investigates the use of gamification in English language teaching, focusing on the didactic materials of the Fisk language course. Gamification, defined as the incorporation of game elements in non-game contexts, is explored as an innovative methodology to motivate and engage students, transforming traditional activities into immersive learning experiences. The research centers on analyzing the "Teens Pre-Intermediate" book from Fisk, identifying and evaluating the gamified activities Fisk materials reveal gamified activities that use game dynamics to review content and encourage participation, such as memory games and word competitions in "Break Time" sections. This research provides insights into effective gamification integration in language education, highlighting its potential to make learning more interactive and appealing.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78560
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9814884371091984
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:LETRAS - INGLÊS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_tcc_akmmota.pdf4,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.