Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78494
Type: TCC
Title: Mapeamento das abordagens de jogos e atividades lúdicas no ensino de engenharia de produção: uma Análise dos trabalhos do ENEGEP (1996-2023)
Authors: Oliveira, Letícia Kevillan de Carvalho
Advisor: Ferreira Junior, Lucelindo Dias
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino em engenharia;Jogos;Engenharia de produção;ENEGEP;Atividades lúdicas
Keywords in English : Engineering education;Games;Production engineering;ENEGEP;Teaching methodology
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Issue Date: 2024
Citation: OLIVEIRA, Letícia Kevillan de Carvalho. Mapeamento das abordagens de jogos e atividades lúdicas no ensino de engenharia de produção: uma análise dos trabalhos do ENEGEP (1996-2023). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia de Produção) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na literatura, pode-se encontrar métodos pedagógicos inovadores, como o uso de jogos e atividades lúdicas, que têm se mostrado eficazes na melhoria do aprendizado e no desenvolvimento de habilidades práticas na Engenharia de Produção. Este artigo analisa a incorporação de jogos e atividades lúdicas no ensino da Engenharia de Produção através de uma revisão dos trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) entre 1996 e 2023. O objetivo é identificar as tendências, metodologias e resultados associados a essas abordagens pedagógicas. A análise revela uma ampla variedade de jogos e ferramentas lúdicas utilizados para ensinar conceitos de, por exemplo, Logística e Planejamento e Controle da Produção, além de promover habilidades gerais como liderança e tomada de decisões. Observa-se também uma aplicação interdisciplinar, com a inclusão de turmas de Administração em alguns estudos. Desde 2015, há uma tendência de diminuição do uso de softwares especializados e um aumento no interesse por jogos de tabuleiro que simulam situações de produção e gerenciamento. Embora os jogos tenham sido bem recebidos e considerados eficazes, a falta de familiaridade dos docentes com essas ferramentas pode limitar sua adoção e o engajamento dos alunos. Para promover uma integração mais ampla desses métodos, a criação de uma cartilha detalhada que compile e oriente sobre a aplicação de jogos e atividades lúdicas, poderia ser eficaz. Isso poderia facilitar a adoção dessas estratégias no ensino superior, enriquecendo o processo educacional e preparando melhor os alunos para os desafios profissionais futuros.
Abstract: In the literature, innovative pedagogical methods can be found, such as the use of games and recreational activities, which have proven effective in improving learning and developing practical skills in Production Engineering. This article analyzes the incorporation of games and recreational activities in the teaching of Production Engineering through a review of the papers presented at the National Meeting of Production Engineering (ENEGEP) between 1996 and 2023. The objective is to identify the trends, methodologies and results associated with these pedagogical approaches. The analysis reveals a wide variety of games and recreational tools used to teach concepts such as Logistics and Production Planning and Control, in addition to promoting general skills such as leadership and decision-making. An interdisciplinary application is also observed, with the inclusion of Administration classes in some studies. Since 2015, there has been a trend towards a decrease in the use of specialized software and an increase in interest in board games that simulate production and management situations. Although games have been well received and considered effective, teachers’ lack of familiarity with these tools may limit their adoption and student engagement. To promote broader integration of these methods, the creation of a detailed guide that compiles and provides guidance on the application of games and playful activities could be effective. This could facilitate the adoption of these strategies in higher education, enriching the educational process and better preparing students for future professional challenges.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78494
Access Rights: Acesso Embargado
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_tcc_lkcoliveira.pdf
  Until 2025-12-31
308,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.