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dc.contributor.advisorFerreira Junior, Lucelindo Dias-
dc.contributor.authorOliveira, Letícia Kevillan de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-10-15T16:44:49Z-
dc.date.available2024-10-15T16:44:49Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Letícia Kevillan de Carvalho. Mapeamento das abordagens de jogos e atividades lúdicas no ensino de engenharia de produção: uma análise dos trabalhos do ENEGEP (1996-2023). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia de Produção) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78494-
dc.description.abstractIn the literature, innovative pedagogical methods can be found, such as the use of games and recreational activities, which have proven effective in improving learning and developing practical skills in Production Engineering. This article analyzes the incorporation of games and recreational activities in the teaching of Production Engineering through a review of the papers presented at the National Meeting of Production Engineering (ENEGEP) between 1996 and 2023. The objective is to identify the trends, methodologies and results associated with these pedagogical approaches. The analysis reveals a wide variety of games and recreational tools used to teach concepts such as Logistics and Production Planning and Control, in addition to promoting general skills such as leadership and decision-making. An interdisciplinary application is also observed, with the inclusion of Administration classes in some studies. Since 2015, there has been a trend towards a decrease in the use of specialized software and an increase in interest in board games that simulate production and management situations. Although games have been well received and considered effective, teachers’ lack of familiarity with these tools may limit their adoption and student engagement. To promote broader integration of these methods, the creation of a detailed guide that compiles and provides guidance on the application of games and playful activities could be effective. This could facilitate the adoption of these strategies in higher education, enriching the educational process and better preparing students for future professional challenges.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleMapeamento das abordagens de jogos e atividades lúdicas no ensino de engenharia de produção: uma Análise dos trabalhos do ENEGEP (1996-2023)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa literatura, pode-se encontrar métodos pedagógicos inovadores, como o uso de jogos e atividades lúdicas, que têm se mostrado eficazes na melhoria do aprendizado e no desenvolvimento de habilidades práticas na Engenharia de Produção. Este artigo analisa a incorporação de jogos e atividades lúdicas no ensino da Engenharia de Produção através de uma revisão dos trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) entre 1996 e 2023. O objetivo é identificar as tendências, metodologias e resultados associados a essas abordagens pedagógicas. A análise revela uma ampla variedade de jogos e ferramentas lúdicas utilizados para ensinar conceitos de, por exemplo, Logística e Planejamento e Controle da Produção, além de promover habilidades gerais como liderança e tomada de decisões. Observa-se também uma aplicação interdisciplinar, com a inclusão de turmas de Administração em alguns estudos. Desde 2015, há uma tendência de diminuição do uso de softwares especializados e um aumento no interesse por jogos de tabuleiro que simulam situações de produção e gerenciamento. Embora os jogos tenham sido bem recebidos e considerados eficazes, a falta de familiaridade dos docentes com essas ferramentas pode limitar sua adoção e o engajamento dos alunos. Para promover uma integração mais ampla desses métodos, a criação de uma cartilha detalhada que compile e oriente sobre a aplicação de jogos e atividades lúdicas, poderia ser eficaz. Isso poderia facilitar a adoção dessas estratégias no ensino superior, enriquecendo o processo educacional e preparando melhor os alunos para os desafios profissionais futuros.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino em engenhariapt_BR
dc.subject.ptbrJogospt_BR
dc.subject.ptbrEngenharia de produçãopt_BR
dc.subject.ptbrENEGEPpt_BR
dc.subject.ptbrAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.enEngineering educationpt_BR
dc.subject.enGamespt_BR
dc.subject.enProduction engineeringpt_BR
dc.subject.enENEGEPpt_BR
dc.subject.enTeaching methodologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
local.date.available2025-12-31-
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