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Type: Dissertação
Title: A escola de samba e o samba na escola: o ensino de história da África e afro-brasileira a partir da G.R.A.N.E.S Quilombo
Title in English: The samba school and samba at school: teaching Africa and afro-brazilian history from G.R.A.N.E.S Quilombo
Authors: Fernandes, Francisco Fábio Martins
Advisor: Correia, Daniel Camurça
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino de História;BNCC;Novo Ensino Médio
Keywords in English : History Teaching;High School Reform
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Issue Date: 2024
Citation: FERNANDES, Francisco Fábio Martins. A escola de samba e o samba na escola: o ensino de história da África e afro-brasileira a partir da G.R.A.N.E.S Quilombo. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho se propõe a analisar as pedagogias culturais negras nos sambas-enredo criados pelo Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo, difundidos entre os anos de 1975 e 1986, compreendendo que tais sambas podem auxiliar a pensar o Ensino de História Africana e Afro-brasileira, bem como a formação de docentes e de estudantes. Por meio da utilização dos sambas-enredo elaborados pelos compositores da Escola de Samba Quilombo na sala de aula, aspira-se a um ensino que valorize e reconheça nossas raízes afro e que fomente uma educação antirracista, como estabelecem a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004). A luta do cantor e compositor Candeia pela promoção de uma valorização dos negros do Brasil, a fim de evitar a perda das raízes afro no samba e na sociedade, foi os mote que o levou a criar uma escola de samba que escapasse dos padrões mercadológicos, permeados pelo ele considerava como o branqueamento da cultura negra. Os sambas-enredo produzidos pelo Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo (G.R.A.N.E.S Quilombo) entre os anos de 1975 a 1986 compõem a parte mais considerável de fontes para a construção desta dissertação. Desa forma, investigar as leis que regem o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira e os sambas-enredo produzidos pela Escola de Samba Quilombo corrobora o objetivo de promover a implementação de um ensino de História Africana e Afro-brasileira no espaço escolar, vislumbrando o fomento de uma educação antirracista.
Abstract: The present work intends to analyze the Black cultural pedagogies in the samba-plots created by Grêmio Recreativo de Arte Negra and Escola de Samba Quilombo, disseminated between 1975 and 1986, assuming that samba-plots can help us to rethink the teaching of African and afro-Brazilian history, as well as the training of teachers and students, and promoting, through the use of samba-plots elaborated by the songwriters of the Samba Quilombo in the classroom, a teaching that values and recognizes our afro roots and that fosters an antiracist education, as it is proposed by the law 10.639/03 and by the National Curricular Guidelines for the education of ethno-racial relations and for the teaching of African and afro-Brazilian history and culture (2004). The struggle of singer and songwriter Candeia to promote a valorization of blacks in Brazil and, thus, avoid the loss of afro roots in samba and in society was the motto that led him to create a school samba that did not follow the market patterns, permeated with what he considered the whitening of black culture. The samba-plots produced by Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo (G.R.A.N.E.S Quilombo) between 1975 and 1986, compose the most important part of the sources used in the development of the dissertation. Analyzing the laws that govern the teaching of African and afro-Brazilian history and culture, as well as the samba-plots produced by the Escola de Samba Quilombo, we intend to promote the implementation of a teaching of African and afro-Brazilian history in the school environment to foster an antiracist education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78484
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0557753359638891
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3293784655958792
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC

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