Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78464
Tipo: TCC
Título : Avaliação da carga mental de trabalho e da necessidade de descanso em pedreiros do Vale do Jaguaribe utilizando os instrumentos NASA-TLX E ENEDE
Autor : Oliveira, Elisson Bezerra de
Tutor: Ferreira Junior, Lucelindo Dias
Palabras clave en portugués brasileño: NASA-TLX;ENEDE;Carga mental;Ergonomia cognitiva;Construção civil
Palabras clave en inglés: NASA-TLX;ENEDE;Mental load;Cognitive ergonomics;Civil construction
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : OLIVEIRA, Elisson Bezerra de. Avaliação da carga mental de trabalho e da necessidade de descanso em pedreiros do Vale do Jaguaribe utilizando os instrumentos NASA-TLX E ENEDE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia de Produção) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo analisou a carga mental e a necessidade de descanso de pedreiros no Vale do Jaguaribe usando NASA-TLX e ENEDE. A análise revelou que todos os trabalhadores enfrentavam sintomas de fadiga e alta necessidade de descanso. Os resultados do NASA-TLX mostraram altos níveis de carga de trabalho, com predominância de demanda física e significativa carga mental, com médias entre 11 e 12 pontos. A demanda física e o esforço foram elevados em todas as localidades, enquanto a demanda mental e o nível de frustração variaram entre os pedreiros analisados de Limoeiro do Norte, Jaguaruana e Palhano. O ENEDE confirmou uma elevada necessidade de descanso, com índices acima de 45%, destacando preocupações com o bem-estar e saúde ocupacional. Os fatores de influência incluíram uso de equipamentos pesados, esforço físico intenso, condições adversas como calor e ruído, e falta de infraestrutura para pausas.
Abstract: This study analyzed the mental load and need for rest of bricklayers in Vale do Jaguaribe using NASA-TLX and ENEDE. An analysis revealed that all workers face symptoms of fatigue and a high need for rest. The NASA-TLX results showed high levels of workload, with a predominance of physical demand and significant mental load, with averages between 11 and 12 points. Physical demand and effort were high in all locations, while mental demand and frustration levels varied between Limoeiro do Norte, Jaguaruana and Palhano. ENEDE confirmed a high need for rest, with rates above 45%, highlighting concerns about well-being and occupational health. Influencing factors included the use of heavy equipment, intense physical exertion, adverse conditions such as heat and noise, and lack of infrastructure for breaks.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78464
ORCID del autor: https://orcid.org/0009-0005-2686-3060
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/2287309690533050
Derechos de acceso: Acesso Embargado
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tcc_eboliveira.pdf
  Until 2025-12-31
297,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.