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Type: Tese
Title: A Assistência Estudantil como política de acesso ao ensino superior no Brasil: um estudo sobre o papel do auxílio financeiro estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Authors: Costa, Renata Maria Paiva da
Advisor: Zientarski, Clarice
Keywords in Brazilian Portuguese : Acesso ao ensino superior;Capitalismo contemporâneo;Estado neoliberal;Assistência Estudantil;Auxílio financeiro estudantil
Keywords in Spanish : Acceso a la educación superior;Capitalismo contemporáneo;Estado neoliberal;Asistencia estudiantil;Ayuda financiera para estudiantes
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2024
Citation: COSTA, Renata Maria Paiva da. A Assistência Estudantil como política de acesso ao ensino superior no Brasil: um estudo sobre o papel do auxílio financeiro estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). 2024. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa expõe os resultados do estudo realizado acerca do auxílio financeiro estudantil, como estratégia de assistência estudantil voltada para estudantes em situação de vulnerabilidade social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Fortaleza, cujo objetivo principal é analisar o papel do auxílio financeiro a discentes na viabilização do acesso ao ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada no materialismo históricodialético como método de análise e realizada por meio do estudo bibliográfico e documental, bem como da pesquisa empírica, desenvolvida mediante a aplicação de entrevistas junto ao público estudantil da referida instituição de ensino. A investigação situa o objeto dentro do contexto social, histórico e político contemporâneo e exibe uma discussão acerca da situação da educação brasileira no cenário do capitalismo na era neoliberal. As referências teóricas sustentam-se especialmente a partir das seguintes categorias de análise: educação superior brasileira, Estado neoliberal, acesso, assistência estudantil e capitalismo contemporâneo. A tese apresentada é a de que o auxílio financeiro estudantil se mostra como uma estratégia limitada de viabilização do acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao ensino superior, contudo a ausência desse subsídio financeiro pode impedir a continuidade da formação acadêmica do público severamente atingido pelas desigualdades sociais no País. A pesquisa indica que o auxílio financeiro estudantil representa uma importante ferramenta que contribui para o acesso do público de estudantes economicamente vulneráveis na educação superior, porém requer maiores investimentos por parte do Estado.
Abstract in Spanish: Esta investigación expone los resultados del estudio realizado sobre ayudas económicas estudiantiles, como estrategia de Atención Estudiantil dirigida a estudiantes en situación de vulnerabilidad social en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Ceará, campus Fortaleza, cuyo principal objetivo es analizar el papel de la ayuda financiera a los estudiantes para permitir el acceso a la educación superior. Se trata de una investigación cualitativa, anclada en el materialismo histórico dialéctico como método de análisis, y realizada a través de un estudio bibliográfico y documental, así como de una investigación empírica, desarrollada a través de la aplicación de entrevistas a la población estudiantil de la mencionada institución educativa. La investigación sitúa el objeto en el contexto social, histórico y político contemporáneo y despliega una discusión sobre la situación de la educación brasileña en el escenario del capitalismo en la era neoliberal. Los referentes teóricos se basan especialmente en las siguientes categorías de análisis: educación superior brasileña, Estado neoliberal, acceso, asistencia estudiantil y capitalismo contemporáneo. La tesis presentada es que las ayudas económicas a estudiantes parecen ser una estrategia limitada para permitir que personas en situación de vulnerabilidad social accedan a la educación superior, sin embargo la ausencia de este subsidio financiero puede impedir la continuidad de la formación académica de aquellos gravemente afectados por las desigualdades sociales en el país.La investigación indica que las ayudas financieras estudiantiles representan una herramienta importante que contribuye al acceso de estudiantes económicamente vulnerables en la educación superior, pero requiere mayores inversiones por parte del Estado.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78342
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3562106216395452
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4673553941111789
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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