Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78284
Type: | Dissertação |
Title: | Algoritmos das operações de adição e subtração no 4º ano do ensino fundamental à luz da cifranavização: saberes docentes, práticas pedagógicas e conhecimentos discentes |
Authors: | Amora, Janiele Torres de Matos |
Advisor: | Barguil, Paulo Meireles |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Saberes docentes;Algoritmos;Cifranavização;Adição;Subtração |
Keywords in English : | Teaching knowledge;Algorithms;Cyphernavaring;Addition;Subtraction |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | AMORA, Janiele Torres de Matos. Algoritmos das operações de adição e subtração no 4º ano do ensino fundamental à luz da cifranavização: saberes docentes, práticas pedagógicas e conhecimentos discentes. 2024. 14 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Mesmo antes de iniciar a vida escolar, construímos uma relação com a Matemática a partir das necessidades que encontramos em nosso cotidiano e uma delas é a realização de cálculos. Os Documentos Curriculares enfatizam a importância dessa habilidade quando propõem que os estudantes sejam capazes de resolver problemas, os quais consideram a realidade vivenciada por eles. Apesar das orientações sobre a Educação Matemática na Educação Básica que constam naqueles textos, a aprendizagem das operações fundamentais (Cifranavização) acontece de modo insatisfatório conforme várias pesquisas. Um dos principais fatores para esse cenário é que os professores não possuem conhecimento suficiente para ensinar tal conteúdo, o qual está relacionado ao Sistema de Numeração Decimal (Sistema Cifranávico). Diante do exposto a presente pesquisa procurou responder os seguintes questionamentos: Quais são as estratégias didáticas que uma docente do 4o ano do Ensino Fundamental utiliza para ensinar as operações de adição e subtração? Quais são os saberes docentes de uma professora que ensina Matemática no 4o ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico? Quais os saberes discentes de estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental sobre os algoritmos da adição e da subtração? O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar os saberes e as práticas de uma docente que atua no 4o ano do Ensino Fundamental sobre os algoritmos da adição e subtração. Os objetivos específicos foram: i) Identificar as estratégias didáticas utilizadas pela docente no ensino das operações de adição e subtração; ii) Discutir os saberes docentes de uma professora que ensina Matemática no 4o ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico; e iii) Interpretar o conhecimento de estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental sobre os algoritmos da adição e da subtração. A pesquisa qualitativa foi realizada em uma turma de 4o ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Eusébio, na qual participaram a professora e 21 estudantes da turma. Para a coleta dos dados foram realizadas observações das aulas de Matemática, a fim de perceber as práticas realizadas pela professora; entrevista semiestruturada, para identificar os saberes conteudísticos, pedagógicos e existenciais da docente sobre o Sistema Cifranávico; e um diagnóstico dos conhecimentos discentes sobre os algoritmos da adição e da subtração, com 4 contas de adição e 4 contas de subtração. Concluiu-se que as práticas realizadas pela professora, enraizadas em uma metodologia mecânica, centrada no livro didático e na realização de atividades copiadas no quadro, condizem com as lacunas nos saberes docentes relacionados ao Sistema Cifranávico e às operações fundamentais, impactando diretamente na aprendizagem dos estudantes sobre os algoritmos dessas. Isso se manifesta no percentual de acertos nas contas de adição (69,6%) e de subtração (26,8%), bem como nos diferentes tipos de erros cometidos pelos estudantes no diagnóstico dos conhecimentos discentes. Os erros discentes na realização dos cálculos precisam ser interpretados pelos professores para que as intervenções pedagógicas incrementem a aprendizagem dos estudantes. |
Abstract: | Even before starting school life, we build a relationship with Mathematics based on the needs we encounter in our daily lives and one of them is performing calculations. The Curricular Documents emphasize the importance of this skill when they propose that students are able to solve problems, which consider the reality they experience. Despite the guidelines on Mathematics Education in Basic Education contained in those texts, the learning of fundamental operations (Cyphernavaring) is unsatisfactory according to several studies. One of the main factors for this scenario is that teachers do not have enough knowledge to teach such content, which is related to the Decimal Number System (Ciphernavic System). Given the above, this research sought to answer the following questions: What are the teaching strategies that a 4th year elementary school teacher uses to teach the operations of addition and subtraction? What is the teaching knowledge of a teacher who teaches Mathematics in the 4th year of Elementary School about the Ciphernavic System? What knowledge do students in the 4th year of Elementary School have about addition and subtraction algorithms? The general objective of this research was to analyze the knowledge and practices of a teacher who works in the 4th year of Elementary School on addition and subtraction algorithms. The specific objectives were: i) Identify the teaching strategies used by the teacher in teaching addition and subtraction operations; ii) Discuss the teaching knowledge of a teacher who teaches Mathematics in the 4th year of Elementary School on the Ciphernavic System; and iii) Interpret the knowledge of students in the 4th year of Elementary School about addition and subtraction algorithms. The qualitative research was carried out in a 4th year elementary school class at a public school in the municipality of Eusébio, in which the teacher and 21 students from the class participated. To collect data, observations of Mathematics classes were carried out, in order to understand the practices carried out by the teacher; semi-structured interview, to identify the teacher's content, pedagogical and existential knowledge about the Cifranavic System; and a diagnosis of student knowledge about addition and subtraction algorithms, with 4 addition accounts and 4 subtraction accounts. It was concluded that the practices carried out by the teacher, rooted in a mechanical methodology, centered on the textbook and carrying out activities copied on the board, match the gaps in teaching knowledge related to the Ciphernavic System and fundamental operations, directly impacting the learning of students about these algorithms. This is manifested in the percentage of correct answers in the addition (69.6%) and subtraction (26.8%) calculations, as well as in the different types of errors made by students when diagnosing student knowledge. Student errors when performing calculations need to be interpreted by teachers so that pedagogical interventions increase student learning. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78284 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7990286418079200 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1394664225993528 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_jtmamora.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.