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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Danielle Maia-
dc.contributor.authorAbreu, Felype Jacinto de-
dc.date.accessioned2024-09-23T20:59:08Z-
dc.date.available2024-09-23T20:59:08Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationABREU, Felype Jacinto de. Políticas públicas para educação de jovens e adultos: enfrentamento das transformações na formação de professores no município de Eusébio. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78264-
dc.description.abstractThe present study analyzes the pedagogical impact on the performance of teachers and students of Youth and Adult Education in the Municipality of Eusébio. The difficulties faced by these professors were taken into account, whether they be the lack of adequate training or specificities that the modality itself offers. Another important subject addressed was the pedagogical practice in EJA, considering that this is fundamental for student learning and the teacher must always be rethinking and modifying in order to consider the specificities of the students. For this, the research was carried out through a qualitative approach and not disregarding the qualitative aspects to assist in the analysis and foundation of the data. A brief historical rescue was carried out on the education of young people and adults in Brazil, then issues related to the challenges that involve teaching practice were addressed, and, consequently, the teachers working in Youth and Adult Education, taking into account the knowledge so necessary, including pedagogical, for a more active professional practice. It will also address the continuing education of teachers and their needs in view of society in constant transformation, as well as the legislation in force regarding teacher training. In the final part, the theme of the present research was investigated, taking into account the institutional aspects, its nature of action, characteristics and the entire teaching structure, focusing on aspects of teaching practice relating to the professional profile and the aspirations and institutional mission as individuals are formed to act in the labor market. The expectation is that the school contributes to a quality, effective education, as we are experiencing a reflective process to once again understand the aspects that, throughout the historical context of Education in Brazil, made these citizens discriminated against, excluded, marginalized. At the end, it brings a proposal for analysis and interpretation of the research data and the expected results.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolíticas públicas para educação de jovens e adultos: enfrentamento das transformações na formação de professores no município de Eusébiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo analisa qual impacto pedagógico da pandemia no desempenho dos professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA do Município de Eusébio - Ceará. Levaram-se em consideração as dificuldades enfrentadas por esses docentes, sejam elas a falta de formação adequada ou a especificidade que a própria modalidade oferece. Destaca-se a relevância da prática pedagógica na EJA ao considerar que é fundamental para aprendizagem dos alunos, diante da qual o professor deve estar sempre repensando e modificando sua atuação de modo a considerar as especificidades dos alunos. Como percurso metodológico, a pesquisa foi feita por meio de uma abordagem qualitativa e não desconsiderando os aspectos quantitativos para auxiliar na análise e na fundamentação dos dados. Foi realizado um breve resgate histórico sobre a educação de jovens e adultos no Brasil, em seguida, foram abordadas questões referentes aos desafios que envolvem a prática docente, e, consequentemente, os professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos, levando em consideração os saberes tão necessários, inclusive pedagógicos, para uma prática profissional mais atuante. Foi abordada a formação continuada de professores e de suas necessidades, tendo em vista a sociedade em constante transformação, além da legislação em vigência quanto à formação docente. Na parte final, passou-se a investigar a temática da presente pesquisa levando em conta os aspectos institucionais, sua natureza de atuação, características e toda estrutura de ensino, tendo enfoque nos aspectos da prática docente e fazendo relação com o perfil profissional e com as aspirações e a missão institucional, na medida em que se formam os indivíduos atuarem no mercado de trabalho. A expectativa é de que a escola contribua com uma educação de qualidade, eficaz, pois por meio da pandemia da Covid 19, vivenciamos um processo reflexivo para novamente entender os aspectos que ao longo do contexto histórico da Educação no Brasil fizeram desses cidadãos pessoas discriminadas, excluídas e/ou marginalizadas. Assim, traz uma proposta de análise e de interpretação dos dados da pesquisa e dos resultados esperadospt_BR
dc.subject.ptbrPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.ptbrPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.ptbrFormação docente e continuadapt_BR
dc.subject.ptbrEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.enPublic policypt_BR
dc.subject.enEducational public policiespt_BR
dc.subject.enTeaching and continuing educationpt_BR
dc.subject.enYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6751901377392905pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2625425396891600pt_BR
local.date.available2024-09-23-
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