Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78186
Type: Dissertação
Title: Uma aventura sociológica para Jovens e Adultos (EJA)
Title in English: A sociological adventure for Young People and Adults (EJA)
Authors: Sousa, Lucas da Silva
Advisor: Lima, Celina Amália Ramalho Galvão
Keywords in Brazilian Portuguese : Educação de Jovens e Adultos (EJA);Ensino de sociologia;Material didático
Keywords in English : Youth and Adult Education (EJA);Sociology teaching;Didactic material
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Issue Date: 2024
Citation: SOUSA, Lucas da Silva. Uma aventura sociológica para Jovens e Adultos (EJA). 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a comunidade acadêmica e estudantil as reflexões sobre o ensino de sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a proposição de uma cartilha suplementar ao ensino da modalidade citada, intitulada de: “Uma aventura sociológica para jovens e adultos (EJA)”. Apresentaremos uma discussão teórica sobre a constituição da Educação de Jovens e Adultos ao longo do tempo, seus avanços e desafios, bem como a apresentação sobre o Censo Escolar e a realidade desse seguimento para a justificativa da proposição da temática, e o Exame de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (ENCCEJA) como meio de preparação e também possibilidade de continuidade do processo educacional. Apresentamos brevemente sobre a história da sociologia na realidade brasileira, atrelada a formação docente, e o seu ensino na EJA, e possibilidade metodológicas para o ensino. Discutimos ainda sobre o Programa Nacional do Livro Didático, em especial o PNLD de 2014 que ofertou um conjunto de livro por áreas para a EJA, e a análise desse material em relação a sociologia na qual utilizamos como base para a proposição da cartilha que suplemente esse ensino, abordando quatro temáticas: processo de socialização, movimento sociais, racismo, raça, etnia, e desigualdades sociais no Brasil. Tomamos como base as legislações vigente sobre o ensino da EJA no Brasil, e autores que discutem a temática, como: ARROYO (2019), FREIRE (2010) HADDAD; DI PIETRO (2009), PAVEI (2020) e SOUZA (2020).
Abstract: The main objective of this work is to present the academic and student community with reflections on the teaching of sociology in Youth and Adult Education (EJA) and the proposal of a supplementary booklet for the teaching of the aforementioned modality, entitled: “A sociological adventure for young people and adults (EJA)”. We will present a theoretical discussion on the constitution of Youth and Adult Education over time, its advances and challenges, as well as a presentation on the School Census and the reality of this segment to justify the proposition of the theme, and the Youth and Adult Education Skills Certification Exam (ENCCEJA) as a means of preparation and also the possibility of continuing the educational process. We briefly present the history of sociology in the Brazilian reality, linked to teacher training, and its teaching in the EJA, and methodological possibilities for teaching. We also discuss the National Textbook Program, especially the 2014 PNLD, which offered a set of books by area for the EJA, and the analysis of this material in relation to sociology, which we used as a basis for proposing the booklet that supplements this teaching, addressing four themes: socialization process, social movement, racism, race, ethnicity, and social inequalities in Brazil. We took as our basis the current legislation on the teaching of EJA in Brazil, and authors who discuss the subject, such as: ARROYO (2019), FREIRE (2010) HADDAD; DI PIETRO (2009), PAVEI (2020) e SOUZA (2020).
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78186
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9164467698972895
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6258761126996253
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_lssousa.pdf7,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.