Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78186
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Celina Amália Ramalho Galvão | - |
dc.contributor.author | Sousa, Lucas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T16:42:39Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T16:42:39Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Lucas da Silva. Uma aventura sociológica para Jovens e Adultos (EJA). 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78186 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this work is to present the academic and student community with reflections on the teaching of sociology in Youth and Adult Education (EJA) and the proposal of a supplementary booklet for the teaching of the aforementioned modality, entitled: “A sociological adventure for young people and adults (EJA)”. We will present a theoretical discussion on the constitution of Youth and Adult Education over time, its advances and challenges, as well as a presentation on the School Census and the reality of this segment to justify the proposition of the theme, and the Youth and Adult Education Skills Certification Exam (ENCCEJA) as a means of preparation and also the possibility of continuing the educational process. We briefly present the history of sociology in the Brazilian reality, linked to teacher training, and its teaching in the EJA, and methodological possibilities for teaching. We also discuss the National Textbook Program, especially the 2014 PNLD, which offered a set of books by area for the EJA, and the analysis of this material in relation to sociology, which we used as a basis for proposing the booklet that supplements this teaching, addressing four themes: socialization process, social movement, racism, race, ethnicity, and social inequalities in Brazil. We took as our basis the current legislation on the teaching of EJA in Brazil, and authors who discuss the subject, such as: ARROYO (2019), FREIRE (2010) HADDAD; DI PIETRO (2009), PAVEI (2020) e SOUZA (2020). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma aventura sociológica para Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a comunidade acadêmica e estudantil as reflexões sobre o ensino de sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a proposição de uma cartilha suplementar ao ensino da modalidade citada, intitulada de: “Uma aventura sociológica para jovens e adultos (EJA)”. Apresentaremos uma discussão teórica sobre a constituição da Educação de Jovens e Adultos ao longo do tempo, seus avanços e desafios, bem como a apresentação sobre o Censo Escolar e a realidade desse seguimento para a justificativa da proposição da temática, e o Exame de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (ENCCEJA) como meio de preparação e também possibilidade de continuidade do processo educacional. Apresentamos brevemente sobre a história da sociologia na realidade brasileira, atrelada a formação docente, e o seu ensino na EJA, e possibilidade metodológicas para o ensino. Discutimos ainda sobre o Programa Nacional do Livro Didático, em especial o PNLD de 2014 que ofertou um conjunto de livro por áreas para a EJA, e a análise desse material em relação a sociologia na qual utilizamos como base para a proposição da cartilha que suplemente esse ensino, abordando quatro temáticas: processo de socialização, movimento sociais, racismo, raça, etnia, e desigualdades sociais no Brasil. Tomamos como base as legislações vigente sobre o ensino da EJA no Brasil, e autores que discutem a temática, como: ARROYO (2019), FREIRE (2010) HADDAD; DI PIETRO (2009), PAVEI (2020) e SOUZA (2020). | pt_BR |
dc.title.en | A sociological adventure for Young People and Adults (EJA) | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Material didático | pt_BR |
dc.subject.en | Youth and Adult Education (EJA) | pt_BR |
dc.subject.en | Sociology teaching | pt_BR |
dc.subject.en | Didactic material | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/9164467698972895 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6258761126996253 | pt_BR |
local.date.available | 2024-09-12 | - |
Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_lssousa.pdf | 7,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.