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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78131
Tipo: | Tese |
Título: | Formação (bildung) e teoria crítica: arquétipos para uma educação crítica na contemporaneidade |
Autor(es): | Araújo, Hermenegildo de Oliveira |
Orientador: | Chagas, Eduardo Ferreira |
Palavras-chave em português: | Formação (bildung);Teoria crítica;Pós-modernidade;Educação |
Palavras-chave em inglês: | Formation (bildung);Critical theory;Postmodernity;Education |
Palavras-chave em espanhol: | Formación (bildung);Teoría Crítica;Posmodernidad;Educación |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | ARAÚJO, Hermenegildo de Oliveira. Formação (bildung) e teoria crítica: arquétipos para uma educação crítica na contemporaneidade. 2024. 261f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Esta tese, de cunho teórico-bibliográfico, oportuniza tomar assento nas discussões científico-filosóficas contemporâneas relacionadas ao campo da filosofia da educação referindo-se à temática formação (bildung), como conceito central. Tal temática, ao longo da história moderna é notadamente atravessada pelos meandros do idealismo alemão, desde sua gênese, até a perspectiva teórico-crítica frankfurtiana, que se ocupa com questões histórico-epistemológicas atinentes à emancipação dos sujeitos históricos envolvidos na práxis transformadora da realidade social (o período atual reduz a educação ao mero <saber fazer= e à mera mercadoria). Os efeitos detectados lhes permitem tornarem-se humanos, assumindo propósitos formativos, que em sua complexidade conceitual trazem significativa colaboração para o forjamento de reflexões sobre o homem e sua educação, bem como sua humanidade, e organizações sociais e políticas às quais pertencem. A pergunta fulcral na forma de problema/objeto desta tese é: como podemos conceber teórica e concretamente a formação (bildung) crítica com vistas à emancipação do sujeito reconhecido e autodeterminado historicamente inserido num contexto de francas antinomias que obstaculizam a liberdade e a autonomia em razão das narrativas contingenciais pós-modernas? Considera-se, contudo, que a formação (bildung) é um processo espiritual e intelectual que nunca cessa e, em nossa tese, detectamos, não obstante sua polissemia, que para se efetivar, precisa mergulhar em campos diversos do conhecimento humano em sua concretude histórico-epistemológica, tais como: história, sociologia, filosofia, psicologia, antropologia, economia, geografia, literatura, ciência política, lógica, dentre outros. Dito isto, os achados desta pesquisa, que se despontaram pela formação (bildung) como objeto central, fomentaram a organização metodológica da tese em quatro capítulos, expondo no primeiro deles uma argumentação que visou rastrear por meio de uma revisão do estado da arte o conceito clássico de formação (bildung), contemplando sua etimologia, bem como suas bases materiais, tendo no sujeito histórico autodeterminado a recepção da formação crítica emancipatória. No segundo capítulo, buscamos interpor uma análise à luz da teoria crítica que teve como escopo a modernidade e a pós-modernidade como forma cultural de períodos históricos específicos relacionados à formação intelectual. No terceiro, explanamos sobre a crise da razão e alienação como um desdobramento epocal desta crise cuja concepção se confirma na deformação do processo de formação dos sujeitos históricos. No último capítulo, trouxemos à baila uma argumentação acerca dos impasses e possibilidades tendo a teoria crítica como arcabouço teórico substantivo para a educação das massas a partir de uma formação (bildung) crítica que se sustenta dialeticamente na liberdade do sujeito, prospectando sua emancipação na história presente e concreta. Com efeito, tendo como fundamentação teórica a teoria crítica marxista, vislumbramos notadamente uma crítica à educação reificada, bem como ao seu processo de formação (bildung) igualmente reificado, que implica na alienação e na deformação espiritual e intelectual do sujeito histórico que tem esgarçada sua subjetividade em razão de estruturas de deformação expressas pela própria crise social estabelecida pela lógica sociometabólica do capital. Neste sentido, as reflexões erigidas até aqui trazem uma inequívoca preocupação com a realidade educacional brasileira, donde deveria haver, contudo, o reconhecimento da materialidade histórico-concreta na qual repousam as contradições e as experiências do processo de formação dos sujeitos históricos. Assim, a materialidade histórico-concreta pressuposta na totalidade não pode ser ignorada pelas análises ditas críticas quando se tem a educação como expediente de investigação científico-filosófica. |
Abstract: | This theoretical-literary thesis provides an opportunity to engage in contemporary scientific and philosophical discussions within the field of philosophy of education, focusing on the theme of formation (bildung) as a central concept. Throughout modern history, this theme has been significantly shaped by the complexities of German idealism, from its origins to the Frankfurt critical-theoretical perspective, which addresses historical-epistemological issues related to the emancipation of historical subjects engaged in transformative praxis of social reality (the current period reduces education to mere "knowhow" and commodity). The effects observed allow individuals to become human, assuming formative purposes that, in their conceptual complexity, significantly contribute to the development of reflections on humanity, education, and their humanity, as well as the social and political organizations to which they belong. The key question forming the problem/object of this thesis is: How can we theoretically and concretely conceive critical formation (bildung) with a view to the emancipation of historically recognized and self-determined subjects within a context marked by frank antinomies that hinder freedom and autonomy due to contingent postmodern narratives? It is considered, however, that formation (bildung) is a spiritual and intellectual process that never ceases, and in our thesis, despite its polysemy, we detect that for it to be effective, it needs to delve into various fields of human knowledge in its historicalepistemological concreteness, such as history, sociology, philosophy, psychology, anthropology, economics, geography, literature, political science, logic, among others. That said, the findings of this research, which have emerged with formation (bildung) as the central focus, have shaped the methodological organization of the thesis into four chapters. The first chapter presents an argument aiming to trace, through a state-of-the-art review, the classical concept of formation (bildung), including its etymology and its material bases, with the historically self-determined subject receiving critical emancipatory formation. In the second chapter, we analyze in light of critical theory that focuses on modernity and postmodernity as cultural forms of specific historical periods related to intellectual formation. The third chapter discusses the crisis of reason and alienation as an epochal development stemming from this crisis, confirming the distortion in the formation process of historical subjects. In the final chapter, we argue about the impasses and possibilities, using critical theory as a substantive theoretical framework for mass education based on a critical formation (bildung) that dialectically supports the subject's freedom, prospecting their emancipation in the present and concrete history. Indeed, grounded in Marxist critical theory, we notably critique reified education and its equally reified formation (bildung) process, which entails alienation and spiritual and intellectual deformation of the historical subject, whose subjectivity is eroded due to deformative structures expressed by the sociometabolic logic of capital. In this sense, the reflections articulated here exhibit an unequivocal concern with the Brazilian educational reality, emphasizing the necessity to recognize the historicalconcrete materiality underpinning the contradictions and experiences within the formation process of historical subjects. Thus, the historical-concrete materiality presumed within the totality cannot be overlooked in supposedly critical analyses when education serves as an avenue for scientificphilosophical investigation. |
Resumen: | Esta tesis, de carácter teórico-bibliográfico, proporciona la oportunidad de participar en las discusiones científico-filosóficas contemporáneas relacionadas con el campo de la filosofía de la educación, refiriéndose a la temática de la formación (bildung) como concepto central. Este tema, a lo largo de la historia moderna, ha sido notablemente atravesado por los meandros del idealismo alemán, desde su génesis hasta la perspectiva teórico-crítica frankfurtiana, que se ocupa de cuestiones históricoepistemológicas relacionadas con la emancipación de los sujetos históricos involucrados en la praxis transformadora de la realidad social (el período actual reduce la educación al mero "saber hacer" y a la mera mercancía). Los efectos detectados les permiten convertirse en humanos, asumiendo propósitos formativos que, en su complejidad conceptual, aportan una colaboración significativa para la construcción de reflexiones sobre el hombre y su educación, así como su humanidad y las organizaciones sociales y políticas a las que pertenecen. La pregunta central en forma de problema/objeto de esta tesis es: ¿cómo podemos concebir teórica y concretamente la formación (bildung) crítica con vistas a la emancipación del sujeto reconocido y autodeterminado históricamente inserto en un contexto de francas antinomias que obstaculizan la libertad y la autonomía debido a las narrativas contingenciales posmodernas? Se considera, sin embargo, que la formación (bildung) es un proceso espiritual e intelectual que nunca cesa y, en nuestra tesis, detectamos, no obstante su polisemia, que para llevarse a cabo, necesita sumergirse en diversos campos del conocimiento humano en su concreción histórico-epistemológica, tales como: historia, sociología, filosofía, psicología, antropología, economía, geografía, literatura, ciencia política, lógica, entre otros. Dicho esto, los hallazgos de esta investigación, que surgieron de la formación (bildung) como objeto central, fomentaron la organización metodológica de la tesis en cuatro capítulos, exponiendo en el primero de ellos una argumentación que buscó rastrear mediante una revisión del estado del arte el concepto clásico de formación (bildung), contemplando su etimología, así como sus bases materiales, teniendo en el sujeto histórico autodeterminado la recepción de la formación crítica emancipatoria. En el segundo capítulo, buscamos interponer un análisis a la luz de la teoría crítica que tuvo como objetivo la modernidad y la posmodernidad como forma cultural de períodos históricos específicos relacionados con la formación intelectual. En el tercero, explicamos sobre la crisis de la razón y la alienación como un desarrollo epocal de esta crisis cuya concepción se confirma en la deformación del proceso de formación de los sujetos históricos. En el último capítulo, trajimos a colación una argumentación sobre los impases y posibilidades teniendo la teoría crítica como marco teórico sustantivo para la educación de las masas a partir de una formación (bildung) crítica que se sustenta dialécticamente en la libertad del sujeto, prospectando su emancipación en la historia presente y concreta. En efecto, teniendo como fundamento teórico la teoría crítica marxista, vislumbramos notablemente una crítica a la educación cosificada, así como a su proceso de formación (bildung) igualmente cosificado, que implica la alienación y la deformación espiritual e intelectual del sujeto histórico que ve desgarrada su subjetividad debido a las estructuras de deformación expresadas por la propia crisis social establecida por la lógica sociometabólica del capital. En este sentido, las reflexiones erigidas hasta aquí traen una inequívoca preocupación por la realidad educativa brasileña, donde debería haber, sin embargo, el reconocimiento de la materialidad histórico-concreta en la que reposan las contradicciones y las experiencias del proceso de formación de los sujetos históricos. Así, la materialidad histórico-concreta presupuesta en la totalidad no puede ser ignorada por los análisis denominados críticos cuando se tiene la educación como expediente de investigación científico-filosófica. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78131 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4433713316274622 |
ORCID do Orientador: | 0000-0003-1957-6117 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2479899457642563 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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