Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77973
Tipo: Dissertação
Título: O lirismo como instrumento de intervenção política: uma análise da obra Os poemas possíveis, de José Saramago
Autor(es): Santos, Antonio Tiago Lopes dos
Orientador: Fernandes, Geraldo Augusto
Palavras-chave em português: José Saramago;Os poemas possíveis;Iconografia;Salazarismo
Palavras-chave em inglês: Iconography;Salazarism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2024
Citação: SANTOS, Antonio Tiago Lopes dos. O lirismo como instrumento de intervenção política: uma análise da obra Os poemas possíveis, de José Saramago. Orientador: Geraldo Augusto Fernandes. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Nos países que enfrentaram períodos de exceção, sob o jugo de governos fascistas, nos quais o autoritarismo e a censura substituíram a democracia e silenciaram a oposição, a classe artística sempre representou os principais divergentes. Nessa conjuntura, a forte repressão aos dissidentes desses regimes exigia certa cautela por parte dos artistas que se manifestavam contrários às barbáries da época através de uma crítica velada, apenas sugerida, com o intuito de salvaguardar-se da repressão severa do sistema político vigente. Nesse contexto, a presente dissertação se propõe a analisar a obra Os poemas possíveis, do escritor alentejano José Saramago, publicada em 1966, na década em que a censura e a repressão se acentuaram em Portugal, com o objetivo de investigar as técnicas empregadas pelo poeta para promover uma reflexão nos leitores sobre os desmandos da ditadura de Oliveira Salazar, que se prolongou por mais de quatro décadas no país. A análise, com foco na iconografia e imagética contidas nos poemas, busca estabelecer relações entre a simbologia presente na obra e o contexto histórico-político do país durante sua produção e publicação, por meio da comparação entre as diversas alegorias, metáforas e outros elementos plásticos encontrados nos poemas, que sugerem uma relação crítica possível entre o posicionamento político do autor e a crise democrática enfrentada pelo país. Parte-se do pressuposto de que o apelo a essa técnica pode ser capaz de fomentar um anseio por transformação e promover uma articulação entre os leitores críticos em função de um despertar de consciências alienadas pela doutrinação estadonovista portuguesa. Para tal fim, esta pesquisa apoia-se nos pressupostos teóricos de estudiosos da obra de Saramago, como Horácio Costa (1997), Maria Alzira Seixo (1999), Elielson Sgarbi (2013) e Fernângela Silva (2018); teóricos do Salazarismo como Marcos Maurício Costa Freitas (2020), Lincoln Ferreira Secco (2004) e António Figueiredo (1976); além de autores que discorrem sobre a poesia neorrealista, a exemplo de Josyane Nascimento (2012), Eduardo Lourenço (2007) e Irene Pimentel (2011).
Abstract: In countries that have faced periods of exception under the yoke of fascist governments, where authoritarianism and censorship replaced democracy and silenced opposition, the artistic class has always represented the primary dissenters. In this context, the strong repression of dissenters by these regimes required caution from artists who expressed opposition to the barbarism of the time through veiled criticism, merely suggested, with the aim of safeguarding themselves from the severe repression of the prevailing political system. In this context, this dissertation aims to analyze the work Os poemas possíveis by the Alentejo writer José Saramago, published in 1966, during the decade when censorship and repression intensified in Portugal, with the objective of investigating the techniques employed by the poet to prompt reflection in readers about the abuses of the Oliveira Salazar dictatorship, which lasted for more than four decades in the country. The analysis, focusing on the iconography and imagery contained in the poems, seeks to establish relationships between the symbolism present in the work and the historical-political context of the country during its production and publication, through the comparison of the various allegories, metaphors, and other visual elements found in the poems, suggesting a possible critical relationship between the author's political stance and the democratic crisis faced by the country. It is assumed that the appeal to this technique may foster a desire for transformation and promote an articulation among critical readers towards an awakening of consciences alienated by Portuguese Estado Novo indoctrination. To this end, this research relies on the theoretical assumptions of scholars of Saramago's work, such as Horácio Costa (1997), Maria Alzira Seixo (1999), Elielson Sgarbi (2013), and Fernângela Silva (2018); Salazarism theorists such as Marcos Maurício Costa Freitas (2020), Lincoln Ferreira Secco (2004) and Figueiredo (1976); as well as authors who discuss neorealist poetry, such as Josyane Nascimento (2012), Eduardo Lourenço (2007) and Irene Pimentel (2011).
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77973
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8180284563026054
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-0526-3953
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3081836249489094
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_atlsantos.pdf963,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.