Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77973
Type: Dissertação
Title: O lirismo como instrumento de intervenção política: uma análise da obra Os poemas possíveis, de José Saramago
Authors: Santos, Antonio Tiago Lopes dos
Advisor: Fernandes, Geraldo Augusto
Keywords in Brazilian Portuguese : José Saramago;Os poemas possíveis;Iconografia;Salazarismo
Keywords in English : Iconography;Salazarism
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Issue Date: 2024
Citation: SANTOS, Antonio Tiago Lopes dos. O lirismo como instrumento de intervenção política: uma análise da obra Os poemas possíveis, de José Saramago. Orientador: Geraldo Augusto Fernandes. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nos países que enfrentaram períodos de exceção, sob o jugo de governos fascistas, nos quais o autoritarismo e a censura substituíram a democracia e silenciaram a oposição, a classe artística sempre representou os principais divergentes. Nessa conjuntura, a forte repressão aos dissidentes desses regimes exigia certa cautela por parte dos artistas que se manifestavam contrários às barbáries da época através de uma crítica velada, apenas sugerida, com o intuito de salvaguardar-se da repressão severa do sistema político vigente. Nesse contexto, a presente dissertação se propõe a analisar a obra Os poemas possíveis, do escritor alentejano José Saramago, publicada em 1966, na década em que a censura e a repressão se acentuaram em Portugal, com o objetivo de investigar as técnicas empregadas pelo poeta para promover uma reflexão nos leitores sobre os desmandos da ditadura de Oliveira Salazar, que se prolongou por mais de quatro décadas no país. A análise, com foco na iconografia e imagética contidas nos poemas, busca estabelecer relações entre a simbologia presente na obra e o contexto histórico-político do país durante sua produção e publicação, por meio da comparação entre as diversas alegorias, metáforas e outros elementos plásticos encontrados nos poemas, que sugerem uma relação crítica possível entre o posicionamento político do autor e a crise democrática enfrentada pelo país. Parte-se do pressuposto de que o apelo a essa técnica pode ser capaz de fomentar um anseio por transformação e promover uma articulação entre os leitores críticos em função de um despertar de consciências alienadas pela doutrinação estadonovista portuguesa. Para tal fim, esta pesquisa apoia-se nos pressupostos teóricos de estudiosos da obra de Saramago, como Horácio Costa (1997), Maria Alzira Seixo (1999), Elielson Sgarbi (2013) e Fernângela Silva (2018); teóricos do Salazarismo como Marcos Maurício Costa Freitas (2020), Lincoln Ferreira Secco (2004) e António Figueiredo (1976); além de autores que discorrem sobre a poesia neorrealista, a exemplo de Josyane Nascimento (2012), Eduardo Lourenço (2007) e Irene Pimentel (2011).
Abstract: In countries that have faced periods of exception under the yoke of fascist governments, where authoritarianism and censorship replaced democracy and silenced opposition, the artistic class has always represented the primary dissenters. In this context, the strong repression of dissenters by these regimes required caution from artists who expressed opposition to the barbarism of the time through veiled criticism, merely suggested, with the aim of safeguarding themselves from the severe repression of the prevailing political system. In this context, this dissertation aims to analyze the work Os poemas possíveis by the Alentejo writer José Saramago, published in 1966, during the decade when censorship and repression intensified in Portugal, with the objective of investigating the techniques employed by the poet to prompt reflection in readers about the abuses of the Oliveira Salazar dictatorship, which lasted for more than four decades in the country. The analysis, focusing on the iconography and imagery contained in the poems, seeks to establish relationships between the symbolism present in the work and the historical-political context of the country during its production and publication, through the comparison of the various allegories, metaphors, and other visual elements found in the poems, suggesting a possible critical relationship between the author's political stance and the democratic crisis faced by the country. It is assumed that the appeal to this technique may foster a desire for transformation and promote an articulation among critical readers towards an awakening of consciences alienated by Portuguese Estado Novo indoctrination. To this end, this research relies on the theoretical assumptions of scholars of Saramago's work, such as Horácio Costa (1997), Maria Alzira Seixo (1999), Elielson Sgarbi (2013), and Fernângela Silva (2018); Salazarism theorists such as Marcos Maurício Costa Freitas (2020), Lincoln Ferreira Secco (2004) and Figueiredo (1976); as well as authors who discuss neorealist poetry, such as Josyane Nascimento (2012), Eduardo Lourenço (2007) and Irene Pimentel (2011).
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77973
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8180284563026054
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0526-3953
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3081836249489094
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_atlsantos.pdf963,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.