Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77969
Tipo: | TCC |
Título : | A tarefa de existir agora é contornar a liquidez de uma atmosfera circundante: ensaio aberto |
Autor : | Cipriano, Daliene de Brito |
Tutor: | Silva, Thaís Gonçalves Rodrigues da |
Palabras clave en portugués brasileño: | Processos de de(composição) em dança;Lógica das sensações;Estados de presença;Inseparabilidade entre processo e produto artísticos |
Palabras clave en inglés: | Dance (de)composition processes;Sensations logic;Body states;Inseparability between artistic process and product |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | CIPRIANO, Daliene de Brito. A tarefa de existir agora é contornar a liquidez de uma atmosfera circundante: ensaio aberto. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Licenciatura) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre processos de (de)composição em dança, os quais geraram materiais escritos e rabiscados e também um experimento cênico intitulado A Tarefa de Existir Agora é Contornar a Liquidez de uma Atmosfera Circundante, apresentado em formato de ensaio aberto, em 13 de Dezembro de 2022, na Sala Nadir Papi Saboya do Theatro José de Alencar. O cerne da pesquisa, é pensar sobre o processo de criação enquanto um espiral de ideias, imagens, movimentos, que surgem e desaparecem, dissolvem-se e se condensam nessa atmosfera que é a expressão artística, a qual se confunde com o próprio viver. Por isso, a noção de texturas de movimento, estudado pela bailarina e coreógrafa Juliana Morais (GONÇALVES, 2018) aponta possibilidades de acessar dispositivos de criação a partir de uma lógica proveniente das sensações, permitindo ampliar a percepção do corpo para os novos contornos que surgem a depender das circunstâncias espaciais, temporais, físicas, fisiológicas e existenciais que atravessam a artista. A inseparabilidade entre espetáculo e treino, obra artística e tarefa, processo e produto artísticos, rondam essa pesquisa que (d)existe entre meandros do monturar, rascunhar, tremer, rir… |
Abstract: | This paper aims to reflect on the dance (de)composition processes, which generated written and scribbled materials, as well as a scenic experiment entitled A Tarefa de Existir Agora é Contornar a Liquidez de uma Atmosfera Circundante, presented as an open rehearsal on December 13, 2022, at the Sala Nadir Papi Saboya in the Theatro José de Alencar. The core of this research is to think about the creation process as a spiral of ideas, images, and movements that appear and disappear, dissolve and condense in this atmosphere that is the artistic expression, which confuses with life/living itself. Therefore, the notion of movement’s textures studied by the dancer and choreographer Juliana Morais (GONÇALVES, 2018) points out possibilities of accessing creation devices from a logic coming from sensations, allowing to expand the perception of the body to the new contours that arise depending on the spatial, temporal, physical, physiological, and existential circumstances that cross the artist. The inseparability between spectacle and training, artistic work and task, artistic process and product, surrounds this research that (non)exists between meanders of assembling, sketching, shaking, laughing... |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77969 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/4296069427018985 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/4443932125996045 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DANÇA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_dbcipriano.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.