Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77969
Type: TCC
Title: A tarefa de existir agora é contornar a liquidez de uma atmosfera circundante: ensaio aberto
Authors: Cipriano, Daliene de Brito
Advisor: Silva, Thaís Gonçalves Rodrigues da
Keywords in Brazilian Portuguese : Processos de de(composição) em dança;Lógica das sensações;Estados de presença;Inseparabilidade entre processo e produto artísticos
Keywords in English : Dance (de)composition processes;Sensations logic;Body states;Inseparability between artistic process and product
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Issue Date: 2022
Citation: CIPRIANO, Daliene de Brito. A tarefa de existir agora é contornar a liquidez de uma atmosfera circundante: ensaio aberto. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Licenciatura) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre processos de (de)composição em dança, os quais geraram materiais escritos e rabiscados e também um experimento cênico intitulado A Tarefa de Existir Agora é Contornar a Liquidez de uma Atmosfera Circundante, apresentado em formato de ensaio aberto, em 13 de Dezembro de 2022, na Sala Nadir Papi Saboya do Theatro José de Alencar. O cerne da pesquisa, é pensar sobre o processo de criação enquanto um espiral de ideias, imagens, movimentos, que surgem e desaparecem, dissolvem-se e se condensam nessa atmosfera que é a expressão artística, a qual se confunde com o próprio viver. Por isso, a noção de texturas de movimento, estudado pela bailarina e coreógrafa Juliana Morais (GONÇALVES, 2018) aponta possibilidades de acessar dispositivos de criação a partir de uma lógica proveniente das sensações, permitindo ampliar a percepção do corpo para os novos contornos que surgem a depender das circunstâncias espaciais, temporais, físicas, fisiológicas e existenciais que atravessam a artista. A inseparabilidade entre espetáculo e treino, obra artística e tarefa, processo e produto artísticos, rondam essa pesquisa que (d)existe entre meandros do monturar, rascunhar, tremer, rir…
Abstract: This paper aims to reflect on the dance (de)composition processes, which generated written and scribbled materials, as well as a scenic experiment entitled A Tarefa de Existir Agora é Contornar a Liquidez de uma Atmosfera Circundante, presented as an open rehearsal on December 13, 2022, at the Sala Nadir Papi Saboya in the Theatro José de Alencar. The core of this research is to think about the creation process as a spiral of ideas, images, and movements that appear and disappear, dissolve and condense in this atmosphere that is the artistic expression, which confuses with life/living itself. Therefore, the notion of movement’s textures studied by the dancer and choreographer Juliana Morais (GONÇALVES, 2018) points out possibilities of accessing creation devices from a logic coming from sensations, allowing to expand the perception of the body to the new contours that arise depending on the spatial, temporal, physical, physiological, and existential circumstances that cross the artist. The inseparability between spectacle and training, artistic work and task, artistic process and product, surrounds this research that (non)exists between meanders of assembling, sketching, shaking, laughing...
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77969
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4296069427018985
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4443932125996045
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DANÇA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_dbcipriano.pdf2,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.