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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77719
Type: | Dissertação |
Title: | What’s the tea, honey?: uma análise das performatividades drag queen no Instagram |
Title in English: | What’s the tea, honey?: an analysis of drag queen performativities on Instagram |
Authors: | Almeida, Raffael Bezerra |
Advisor: | Teixeira, Juliana Fernandes |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Drag queen;Mídia social digital;Comunicação performática drag;Instagram |
Keywords in English : | Drag queen;Social digital media;Drag performance communication,;Instagram |
Keywords in Spanish : | Drag queen;Redes sociales digitales;Comunicación drag performance,;Instagram |
Keywords in French : | Drag queen;Médias sociaux numériques;Communication sur les performances de drag;Instagram |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | ALMEIDA, Raffael Bezerra. What’s the tea?: uma análise das performatividades drag queens no Instagram. 2024. 289 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este estudo pretende analisar a atividade comunicacional para divulgação das artes de três drag queens da cidade de Fortaleza, sob a luz dos estudos da performance com ênfase para o uso das mídias sociais. A intenção é investigar como a performatividade das drags se apropria da rede social digital Instagram como uma plataforma de difusão de seus trabalhos artísticos. Esta pesquisa conta também com a participação de três drag queens de alcance nacional, analisando a performatividade de seus trabalhos no Instagram, a fim de evidenciarmos possíveis inspirações e relações ao levar em conta a amplitude deste fenômeno. Entende-se por performatividade, apesar de que a palavra em si ainda não esteja atestada no Vocabulário Ortográfico do Português (quer no da Academia Brasileira de Letras, quer no do Portal da Língua Portuguesa), como algo que faz parte do léxico das artes performativas, ou seja, artes que implicam uma ação corporal do artista, normalmente num palco defronte de um público, como o teatro, a dança, o circo, chamadas também de artes cênicas por se desenvolverem habitualmente numa cena, ou seja, num palco. A presente pesquisa também se propõe a descrever os mecanismos do aplicativo que atuem como referência para as drags observadas no estudo, tanto a nível internacional, quanto a nível nacional. Este trabalho visa compreender e descrever a construção da narrativa imagética e performática das drag queens participantes, tendo ênfase nas três drag queens da cidade de Fortaleza (@supremmas, @aurineidecamurupim, @mulherbarbadaoficial) e o uso no aplicativo digital o Instagram, para divulgação da sua arte e a pesquisa conta também com a participação de três drag queens de alcance nacional (@xuxameneghel, @rita_von_hunty, @pabllovittar), analisando as performatividade que as artistas divulgam o seu trabalho no Instagram, para possíveis evidências de inspirações artísticas e midiáticas. A proposta metodológica desta pesquisa centra-se na análise do conteúdo publicado pelas drag queens em suas redes de Instagram, buscando identificar como isso contribui para a formação de suas personagens. Outro foco de análise é o engajamento objetivado e efetivamente alcançado por esses perfis de Instagram. |
Abstract: | This study intends to analyze the artistic activity of three drag queens from the city of Fortaleza having the performance studies as basis and with an emphasis on the use of social media as a platform for the dissemination of their artistic works on the chosen digital social network, which is Instagram. It also has the participation of three national drag queens whose performativity on Instagram is going to be analyzed. It is understood by performativity, although the word itself is not attested in the Portuguese Orthographic Vocabulary (whether in the Brazilian Academy of Letters or in the Portuguese Language Portal), it is part of the lexicon of performing arts, or that is, arts that involve a bodily action by the artist, usually on a stage in front of an audience, such as theater, dance, circus, also called scenic arts because they usually develop in a scene, that is, on a stage. This research also proposes to describe the mechanisms of the application that act as a reference for drag participants in the study, both internationally and nationally. This work aims to understand and describe the construction of the imagery and performance narrative of the participating drag queens, three of them from the city of Fortaleza (@supremmas, @aurineidecamurupim, @mulherbarbadaoficial) and three of national reach (@xuxameneghel, @rita_von_hunty, @pabblovittar). The methodological proposal of this research focuses on the description and analysis of the relevance of the digital social network Instagram for the formation of its characters and how engagement in it happens. |
Abstract in Spanish: | Este estudio pretende analizar la actividad comunicacional para difundir las artes de tres drag queens de la ciudad de Fortaleza, a la luz de estudios de performance con énfasis en la uso de las redes sociales. La intención es investigar cómo se apropia la performatividad de los drags de la red social digital Instagram como plataforma de difusión de sus obras artísticas. Esta investigación también cuenta con la participación de tres drag queens de alcance nacional, analizando la performatividad de su trabajo en Instagram, con el fin de resaltar posibles inspiraciones y relaciones al tomar en cuenta la amplitud de este fenómeno. Se entiende por performatividad, a pesar de que la palabra en sí aún no está atestiguada en el Vocabulario Ortográfica Portuguesa (ya sea en la Academia Brasileira de Letras o en el Portal da Lengua Portuguesa), como algo que forma parte del léxico de las artes escénicas, es decir, las artes que implican una acción corporal del artista, normalmente en un escenario frente a un público, co-mo el teatro, la danza, el circo, también llamadas artes escénicas porque desarrollan generalmente en una escena, es decir, en un escenario. Esta investigación también pretende describir los mecanismos de aplicación que actúan como referencia para los arrastres observados en el estudio, tanto a nivel internacional como nacional. Este trabajo pretende comprender y describir la construcción del imaginario y la narrativa performativa de las drag queens participantes, con énfasis en las tres drag queens de la ciudad de Fortaleza (@supremmas, @aurineidecamurupim, @mulherbarbadaoficial) y uso en la aplicación digital Instagram, para promover su arte y la investigación también cuenta con la participación de tres drag queens de al-cance nacional (@xuxameneghel, @rita_von_hunty, @pabllovittar), analizando la per-formatividad que los artistas publiciten su trabajo en Instagram, para posibles eviden-cia de inspiraciones artísticas y mediáticas. La propuesta metodológica de esta investi-gación se centra en analizar el contenido publicado por las drag queens en sus redes de Instagram, buscando identificar cómo esto contribuye a la formación de sus perso-najes. Otro foco de El análisis es el engagement que estos perfiles de Instagram bus-can y logran efectivamente. |
Abstract in French: | Cette étude vise à analyser l'activité communicationnelle de diffusion des arts de trois drag queens de la ville de Fortaleza, à la lumière d'études de performances mettant l'accent sur la utilisation des médias sociaux. L’intention est d’étudier comment la performativité des drags est appropriée du réseau social numérique Instagram comme plateforme de diffusion de ses œuvres artistiques. Cette recherche comprend également la participation de trois drag queens de portée nationale, analyser la performativité de leur travail sur Instagram, afin de mettre en valeur inspirations et relations possibles si l’on prend en compte l’ampleur de ce phénomène. C'est compris par performativité, même si le mot lui-même n'est pas encore attesté dans le Vocabulaire Orthographe portugaise (soit à l'Academia Brasileira de Letras, soit au Portal da langue portugaise), comme quelque chose qui fait partie du lexique des arts du spectacle, c'est-à-dire des arts qui impliquent une action corporelle de l'artiste, normalement sur scène devant un public, comme le théâtre, la danse, le cirque, aussi appelés arts du spectacle car ils développent généralement dans une scène, c'est-à-dire sur une scène. Cette recherche vise également à décrire les mécanismes d'application qui servent de référence aux traînées observées dans l'étude, tant au niveau international que national. Ce travail vise à comprendre et décrire la construction de l'imagerie et du récit performatif des drag queens participantes, avec un accent sur les trois drag queens de la ville de Fortaleza (@supremmas, @aurineidecamurupim, @mulherbarbadaoficial) et utilisation dans l'application numérique Instagram, pour promouvoir leur art et la recherche comprend également la participation de trois drag queens de portée nationale (@xuxameneghel, @rita_von_hunty, @pabllovittar), analysant performativité que les artistes font connaître leur travail sur Instagram, pour d'éventuels témoignage d’inspirations artistiques et médiatiques. La proposition méthodologique de cette recherche se concentre sur l'analyse des contenus publiés par les drag queens sur leurs réseaux Instagram, cherchant à identifier comment cela contribue à la formation de leurs personnages. Un autre objectif de L’analyse est l’engagement visé et effectivement réalisé par ces profils Instagram. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77719 |
Author's ORCID: | https://orcid.org/0009-0004-2310-6518 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7174408089262969 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-0631-7194 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6972273027044412 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
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