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Type: Guia
Title: Redação científica para iniciantes
Authors: Nogueira, Diego Benevides
Silva, Lidya Nágylla de Almeida
Moreira, Luziana Lourenço
Lobo, Tayssa Nobre
Sousa, Karoline Gomes de
Advisor: Farias, Maria Giovanna Guedes
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: NOGUEIRA, Diego Benevides; SOUSA, Karoline Gomes de; SILVA, Lidya Nágylla deAlmeida Silva; MOREIRA, Luziana Lourenço; LOBO, Tayssa Nobre; FARIAS, MariaGiovanna Guedes. Redação Científica para iniciantes. Fortaleza: Universidade Federaldo Ceará, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A escrita acompanha a nossa vida estudantil desde cedo. Fazemos anotações ao nosso modo e aprendemos a organizar o que ouvimos e pensamos sobre os assuntos estudados em sala de aula. É um processo que se intensifica com o tempo até nos visualizarmos como criadores de uma escrita somente nossa. Desde o início da graduação, a busca por entender os conceitos apresentados e produzir conteúdos para as disciplinas faz parte desse desafio. Sabe-se que a escrita científica tem suas adversidades e possui certos aspectos que, em primeiro momento, dificultam o reconhecimento de nós mesmos no texto. Afinal, como redigir cientificamente? Como personalizar sua escrita na medida em que respeita os trâmites de se realizar um trabalho acadêmico? E não obstante a isso, questionamo-nos: estou realmente fazendo de forma correta? A existência de normas e dicas para realizar um trabalho científico de maneira coesa e coerente em argumentos, com clareza e objetividade, é importante para compreender os pormenores desse processo. Contudo, a prática é essencial. A redação científica, como Medeiros (2006) afirma, está inserida na prática de trabalhos de pesquisa, sejam fichamentos e resumos, resenhas ou artigos científicos, todos possuem os instrumentos necessários para auxiliar o estudo. A construção de um trabalho científico, nesse sentido, provém de estudo, leitura e compreensão da estrutura corpórea de um texto. Sendo assim, é possível perceber que a produção científica está atrelada a um processo de leitura ativa e prática constante. Quando estamos no início da graduação, o ato de ler torna-se essencial durante o processo de aquisição de conhecimento, auxiliando o próprio aluno a entender o assunto que deseja apreender. Em vista disso, o ensino da redação científica ainda na graduação é relevante para que o estudante não seja apenas um receptor de conteúdo, mas, também, para que possa pensá-lo criticamente e refletir sobre os preceitos apresentados por meio de sua escrita. Isto, alinhado à prática, é uma boa forma de apropriar-se do pensamento científico como um instrumento de contribuição para reflexão, geração de novos conhecimentos e, de certa forma, encontrar-se no âmbito acadêmico, reconhecendo-se como praticante da leitura, da redação e da ciência.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77357
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2832-1634
https://orcid.org/0000-0002-5972-5335
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6959995096250776
http://lattes.cnpq.br/7272132926500211
http://lattes.cnpq.br/6804433551676262
http://lattes.cnpq.br/1007779097469549
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2690-3350
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3383299470190507
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGCI - Guias/Manuais/Cartilhas

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