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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.contributor.authorNogueira, Diego Benevides-
dc.contributor.authorSilva, Lidya Nágylla de Almeida-
dc.contributor.authorMoreira, Luziana Lourenço-
dc.contributor.authorLobo, Tayssa Nobre-
dc.contributor.authorSousa, Karoline Gomes de-
dc.date.accessioned2024-07-24T13:09:47Z-
dc.date.available2024-07-24T13:09:47Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Diego Benevides; SOUSA, Karoline Gomes de; SILVA, Lidya Nágylla deAlmeida Silva; MOREIRA, Luziana Lourenço; LOBO, Tayssa Nobre; FARIAS, MariaGiovanna Guedes. Redação Científica para iniciantes. Fortaleza: Universidade Federaldo Ceará, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77357-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRedação científica para iniciantespt_BR
dc.typeGuiapt_BR
dc.description.abstract-ptbrA escrita acompanha a nossa vida estudantil desde cedo. Fazemos anotações ao nosso modo e aprendemos a organizar o que ouvimos e pensamos sobre os assuntos estudados em sala de aula. É um processo que se intensifica com o tempo até nos visualizarmos como criadores de uma escrita somente nossa. Desde o início da graduação, a busca por entender os conceitos apresentados e produzir conteúdos para as disciplinas faz parte desse desafio. Sabe-se que a escrita científica tem suas adversidades e possui certos aspectos que, em primeiro momento, dificultam o reconhecimento de nós mesmos no texto. Afinal, como redigir cientificamente? Como personalizar sua escrita na medida em que respeita os trâmites de se realizar um trabalho acadêmico? E não obstante a isso, questionamo-nos: estou realmente fazendo de forma correta? A existência de normas e dicas para realizar um trabalho científico de maneira coesa e coerente em argumentos, com clareza e objetividade, é importante para compreender os pormenores desse processo. Contudo, a prática é essencial. A redação científica, como Medeiros (2006) afirma, está inserida na prática de trabalhos de pesquisa, sejam fichamentos e resumos, resenhas ou artigos científicos, todos possuem os instrumentos necessários para auxiliar o estudo. A construção de um trabalho científico, nesse sentido, provém de estudo, leitura e compreensão da estrutura corpórea de um texto. Sendo assim, é possível perceber que a produção científica está atrelada a um processo de leitura ativa e prática constante. Quando estamos no início da graduação, o ato de ler torna-se essencial durante o processo de aquisição de conhecimento, auxiliando o próprio aluno a entender o assunto que deseja apreender. Em vista disso, o ensino da redação científica ainda na graduação é relevante para que o estudante não seja apenas um receptor de conteúdo, mas, também, para que possa pensá-lo criticamente e refletir sobre os preceitos apresentados por meio de sua escrita. Isto, alinhado à prática, é uma boa forma de apropriar-se do pensamento científico como um instrumento de contribuição para reflexão, geração de novos conhecimentos e, de certa forma, encontrar-se no âmbito acadêmico, reconhecendo-se como praticante da leitura, da redação e da ciência.pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2832-1634pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5972-5335pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6959995096250776pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7272132926500211pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6804433551676262pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1007779097469549pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2690-3350-
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3383299470190507-
local.date.available2024-07-24-
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