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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77357
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Farias, Maria Giovanna Guedes | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Diego Benevides | - |
dc.contributor.author | Silva, Lidya Nágylla de Almeida | - |
dc.contributor.author | Moreira, Luziana Lourenço | - |
dc.contributor.author | Lobo, Tayssa Nobre | - |
dc.contributor.author | Sousa, Karoline Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T13:09:47Z | - |
dc.date.available | 2024-07-24T13:09:47Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Diego Benevides; SOUSA, Karoline Gomes de; SILVA, Lidya Nágylla deAlmeida Silva; MOREIRA, Luziana Lourenço; LOBO, Tayssa Nobre; FARIAS, MariaGiovanna Guedes. Redação Científica para iniciantes. Fortaleza: Universidade Federaldo Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77357 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Redação científica para iniciantes | pt_BR |
dc.type | Guia | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A escrita acompanha a nossa vida estudantil desde cedo. Fazemos anotações ao nosso modo e aprendemos a organizar o que ouvimos e pensamos sobre os assuntos estudados em sala de aula. É um processo que se intensifica com o tempo até nos visualizarmos como criadores de uma escrita somente nossa. Desde o início da graduação, a busca por entender os conceitos apresentados e produzir conteúdos para as disciplinas faz parte desse desafio. Sabe-se que a escrita científica tem suas adversidades e possui certos aspectos que, em primeiro momento, dificultam o reconhecimento de nós mesmos no texto. Afinal, como redigir cientificamente? Como personalizar sua escrita na medida em que respeita os trâmites de se realizar um trabalho acadêmico? E não obstante a isso, questionamo-nos: estou realmente fazendo de forma correta? A existência de normas e dicas para realizar um trabalho científico de maneira coesa e coerente em argumentos, com clareza e objetividade, é importante para compreender os pormenores desse processo. Contudo, a prática é essencial. A redação científica, como Medeiros (2006) afirma, está inserida na prática de trabalhos de pesquisa, sejam fichamentos e resumos, resenhas ou artigos científicos, todos possuem os instrumentos necessários para auxiliar o estudo. A construção de um trabalho científico, nesse sentido, provém de estudo, leitura e compreensão da estrutura corpórea de um texto. Sendo assim, é possível perceber que a produção científica está atrelada a um processo de leitura ativa e prática constante. Quando estamos no início da graduação, o ato de ler torna-se essencial durante o processo de aquisição de conhecimento, auxiliando o próprio aluno a entender o assunto que deseja apreender. Em vista disso, o ensino da redação científica ainda na graduação é relevante para que o estudante não seja apenas um receptor de conteúdo, mas, também, para que possa pensá-lo criticamente e refletir sobre os preceitos apresentados por meio de sua escrita. Isto, alinhado à prática, é uma boa forma de apropriar-se do pensamento científico como um instrumento de contribuição para reflexão, geração de novos conhecimentos e, de certa forma, encontrar-se no âmbito acadêmico, reconhecendo-se como praticante da leitura, da redação e da ciência. | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2832-1634 | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5972-5335 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6959995096250776 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7272132926500211 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6804433551676262 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1007779097469549 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2690-3350 | - |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3383299470190507 | - |
local.date.available | 2024-07-24 | - |
Aparece nas coleções: | PPGCI - Guias/Manuais/Cartilhas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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