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Tipo: Dissertação
Título : As linguagens poéticas das crianças na Educação Infantil: seus meios de ser, imaginar e expressar sentidos
Autor : Pereira Junior, Leandro da Silva
Tutor: Frota, Ana Maria Monte Coelho
Co-asesor: Goldberg, Luciane Germano
Palabras clave en portugués brasileño: Infâncias;Linguagens poéticas;Educação infantil;Narrativas autobiográficas
Palabras clave en inglés: Childhood;Poetic languages;Early childhood education;Autobiographical narratives
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : PEREIRA JUNIOR, Leandro da Silva. As linguagens poéticas das crianças na Educação Infantil: seus meios de ser, imaginar e expressar sentidos. 2024. 300 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa se debruça sobre as linguagens poéticas das crianças da Educação Infantil (EI), especificamente uma turma pré-escolar do Infantil V em Fortaleza-CE, com foco em investigar como elas empregam suas diversas expressões que tocam a estesia. Propõe-se a identificar as linguagens poéticas vivenciadas e construídas pelas crianças, em contextos coordenados ou não pelo professor/pesquisador, e apreender os sentidos que elas atribuem às experiências vividas, por meio de suas narrativas e manifestações poéticas. Teoricamente, discorre sobre a importância de cultivarmos uma compreensão de criança em devir (Kohan, 2005), que vive o mundo se apropriando de linguagens para sentir e existir nos espaços nos quais habita (Vigotski, 2007), tendo o espaço da EI como um importante oportunizador de experiências estéticas (Hoyuelos, 2020), em que as crianças se utilizam de meios de ser, imaginar e expressar sentidos por meio de linguagens poéticas (Vecchi, 2017) para produzir suas compreensões sensíveis sobre o que está à sua volta, desenvolvendo, dessa maneira, a sua subjetividade e identidade. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com abordagem (auto)biográfica (Delory-Momberger, 2012a; Pineau, 2014), focalizando nas linguagens poéticas a partir da perspectiva das crianças (Passeggi, 2018), trazendo os seus meios de ser, imaginar e expressar para o diálogo, com base nas suas escolhas, percepções e interações, vividas e manifestadas, por entender que, nesse processo, elas se constituem, autobiografam-se (Goldberg, 2016). Utiliza-se uma postura fenomenológica (Frota, 2010) para acessar como as crianças vivenciam o mundo de forma poética. A construção dos dados foi por meio da observação participante (Minayo, 2016), do diário de itinerância (Barbier, 2007), de registros fotográficos, videográficos e gravação de voz que, junto à documentação pedagógica (Forman; Fyfe, 2016), reuniram o que foi observado e refletido na pesquisa em campo. As experiências e os materiais produzidos pelas crianças foram compartilhados e discutidos em rodas de conversa, criando um espaço narrativo e dialógico chamado Ateliê Dialógico com Crianças (ADC), com o intuito de acessar os sentidos que elas atribuem às linguagens poéticas. Como resultado, foi possível acessar diversas linguagens poéticas que as crianças participantes da pesquisa utilizaram, como a escultura, o desenho, a pintura, a dramatização, a projetação, o faz de conta, entre outras, expressas em diferentes espaços e tempos da pré-escola, para constituírem seus sentidos, seus significados e suas compreensões sobre o experienciado. O contato com as suas expressões poéticas testemunha como são tecidas suas teorias, seus conhecimentos e suas hipóteses, muito pela via da metáfora, da analogia, da dimensão estética e das histórias e memórias que fazem parte de suas vidas e histórias de vida. Dessa maneira, constatou-se, também, que elas relançam com criatividade, imaginação e repertório experiencial (familiar, escolar, cultural e social) os atravessamentos poéticos que o contexto pré-escolar lhes oferta, favorece e oportuniza. Por fim, entendemos que as linguagens poéticas viabilizam às crianças estratégias de inserção, conexão e construção de si de modo mais sensível no mundo, sendo essencial aprendermos a escutar-ver com todos os nossos sentidos o que elas têm a nos dizer e ensinar sobre elas, com elas e a partir delas.
Abstract: This research focuses on the poetic languages of children in Early Childhood Education (ECE), specifically a preschool class of Infantil V in Fortaleza-CE, aiming to investigate how they employ their diverse expressions that touch on aesthetics. It proposes to identify the poetic languages experienced and constructed by the children, in contexts coordinated or not by the teacher/researcher, and to grasp the meanings they attribute to their lived experiences through their narratives and poetic manifestations. Theoretically, it discusses the importance of cultivating an understanding of the child in becoming (Kohan, 2005), who lives the world by appropriating languages to feel and exist in the spaces they inhabit (Vygotsky, 2007), with the ECE space as an important facilitator of aesthetic experiences (Hoyuelos, 2020), where children use means of being, imagining, and expressing senses through poetic languages (Vecchi, 2017) to produce their sensitive understandings of what surrounds them, thus developing their subjectivity and identity. It is characterized as a qualitative research with (auto)biographical approach (Delory-Momberger, 2012a; Pineau, 2014), focusing on poetic languages from the children's perspective (Passeggi, 2018), bringing their ways of being, imagining, and expressing into dialogue, based on their choices, perceptions, and interactions, lived and manifested, understanding that, in this process, they constitute themselves, autobiographize themselves (Goldberg, 2016). A phenomenological stance (Frota, 2010) is used to access how children experience the world poetically. Data construction was through participant observation (Minayo, 2016), itinerancy diary (Barbier, 2007), photographic, videographic records, and voice recording, which, along with pedagogical documentation (Forman; Fyfe, 2016), gathered what was observed and reflected upon in the field research. The experiences and materials produced by the children were shared and discussed in conversation circles, creating a narrative and dialogical space called Dialogical Atelier with Children (DAC), aiming to access the meanings they attribute to poetic languages. As a result, it was possible to access various poetic languages that the participating children used, such as sculpture, drawing, painting, dramatization, projection, make-believe, among others, expressed in different spaces and times of preschool, to establish their meanings, their significances, and their understandings of the experienced. Contact with their poetic expressions testifies to how their theories, knowledge, and hypotheses are woven, largely through metaphor, analogy, aesthetic dimension, and the stories and memories that are part of their lives and life stories. In this way, it was also noted that they relaunch with creativity, imagination, and experiential repertoire (familial, educational, cultural, and social) the poetic crossings that the preschool context offers, favors, and provides opportunities for. Finally, we understand that poetic languages enable children strategies for insertion, connection, and construction of themselves in a more sensitive way in the world, being essential to learn to listen-see with all our senses what they have to tell and teach us about them, with them, and from them.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77341
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-2531-0545
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3466104283569575
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5274212431995000
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/9917247618926283
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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